quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Criolipólise: nova tecnologia para redução da gordura localizada chega à Goiás

Aquelas gorduras localizadas que tanto incomodam ganharam mais um combatente e o melhor, sem necessidade de se submeter a cirurgias. É a Criolipólise, novo tratamento que chega aos goianos interessados em ficar ainda mais esbeltos. O dermatologista Alessandro Alarcão diz que o procedimento, desenvolvido por cientistas da Universidade de Harvard e apresentado por especialistas americanos no Meeting da Academia Americana de Dermatologia 2012, tem surpreendido por sua eficiência, tecnologia e agilidade. Na primeira sessão chega-se a reduzir 25% da gordura localizada, em locais que até mesmo a lipoaspiração não consegue alcançar.


O que é a criolipólise?
A Criolipólise Seletiva é a tecnologia que se utiliza da susceptibilidade aumentada do tecido adiposo à exposição ao frio. Por meio do congelamento das células lipídicas no local tratado, a uma temperatura de -10°C, a técnica leva a apoptose do tecido, ou seja, a destruição da gordura localizada, que é reduzida em até 25%. O método é não-invasivo e indolor.

Em quais casos é indicada?
Em situações de gordura localizada leve a moderada, e na melhora do contorno corporal. Sua utilização é recomendada somente em pessoas que estão em um peso ideal, em relação à altura e idade. Por isso é necessário um acompanhamento médico para avaliação das necessidades do paciente.

Quais os maiores benefícios?
Por ser um método não-invasivo no tratamento da gordura localizada, a Criolipólise não é agressiva. Por meio do congelamento das células de gordura, permite a eliminação das mesmas, sem lesionar os tecidos vizinhos, e alcança as células adiposas mais difíceis de serem eliminadas. Outro benefício é a rapidez dos resultados obtidos. Logo na primeira sessão tem-se a redução de até 25% gordura localizada. A melhoria no aspecto da pele é perceptível na terceira semana após o tratamento e em dois meses é possível observar maiores resultados. Além de atuar na redução da gordura localizada – mais comuns no abdômen, flancos, parte interna da coxas e costas – a tecnologia da Criolipólise também apresenta ótimos resultados na modelagem corporal, elevação dos glúteos, drenagem linfática, circulação sanguínea, oxigenação das células e multiplicação das fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.

Existem contraindicações?
A Criolipólise não é realizada em pacientes que desejam perder peso. Portanto, não é recomendada para obesos ou pessoas com sobrepeso. A contraindicação se estende também para gestantes.

Como é realizado o procedimento? Quais os riscos?
O procedimento é realizado com aparelho Galeno Sculptor, que dispõe de quatro ponteiras atuando conjuntamente na redução da gordura localizada por meio da sucção da adiposidade, na região a ser tratada, e resfriamento controlado das células de gordura, em uma temperatura de aproximadamente -10°C. Durante este processo, ocorre a desagregação das células responsáveis pelo acúmulo de lipídios e, consequentemente, a apoptose, ou seja, a destruição natural das células adiposas. A ação de degradação da gordura localizada se dá no período de seis a oito semanas e a gordura é eliminada do corpo naturalmente. Para proteger a pele da exposição a baixas temperaturas, aplica-se uma película de gel no local de atuação desejado. A criolipólise possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A recuperação é rápida ou o paciente deve permanecer em repouso?
Por se tratar de um procedimento não invasivo, o paciente apresenta rápida recuperação no pós-tratamento e pode voltar às atividades diárias normalmente. Durante a realização da técnica, a pele fica avermelhada, mas volta ao seu tom normal em algumas horas.

O tratamento é acompanhado por medicamentos?
Não é necessário o uso de medicamentos na realização da Criolipólise, apenas o acompanhamento médico, antes e após o procedimento.

Quantas sessões são necessárias para um resultado ideal?
As recomendações para o resultado ideal vão de acordo com as necessidades de cada paciente. Sua eficiência é comprovada já na primeira sessão. No entanto, em alguns casos, para melhores resultados, indicamos a realização de duas ou mais sessões em um intervalo mínimo de dois meses.

Apenas mulheres se submetem à Criolipólise ou os homens aderiram ao procedimento?

Apesar de ser um procedimento novo no mercado brasileiro e especialmente em Goiás, a procura da Criolipólise tem sido grande, principalmente entre mulheres. Entretanto, o público masculino, cada vez mais preocupado em se manter saudável e em ter maiores cuidados com a beleza, também tem aderido ao tratamento não só para a redução da gordura localizada, como também da flacidez.

Qual a importância do acompanhamento do profissional no procedimento e recuperação?
O acompanhamento médico é essencial em todo e qualquer tipo de tratamento. Na consulta com o dermatologista, o paciente receberá uma avaliação para saber seu grau de celulite ou flacidez, e assim, poderá realizar o procedimento segundo suas necessidades, com segurança. Além disso, o acompanhamento profissional é importante nos cuidados do pós-procedimento, que inclui manter hábitos saudáveis e alimentação balanceada para prolongar os resultados.

Revista Dermatologia em Goiás, fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário