quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SBD tem grupos de apoio a pacientes que sofrem com doenças de pele

No Dia do Dermatologista, comemorado em 5 de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) fez uma matéria de divulgação sobre os grupos de apoio permanente a pacientes que sofrem com as doenças de pele que acarretam discriminação e causam sérios transtornos na vida pessoal e profissional, como a Alopecia Areata, uma falha no sistema imunológico que faz os pacientes perderem os pelos do corpo.

“A minha vida foi e é um aprendizado diário, confesso que a princípio foi um choque e difícil de enfrentar. Mas sempre tive vontade de ir adiante”, diz uma das pacientes que frequentam as reuniões do AAGAP, um grupo de apoio que todo mês recebe pessoas que sofrem os efeitos dessa doença que acarreta sérios efeitos psicossociais nos pacientes.

“Ouvir manifestações do tipo “acho que aquela mulher tem câncer” ou “isso é uma doença emocional” nos sensibilizou e nos comoveu. Passamos a conversar com essas pessoas tentando olhar além da sua falta de cabelos. E uma nova experiência teve início”, afirma a dermatologista Enilde Borges Costa, coordenadora do grupo. Em 10 anos de atuação mais de 200 pessoas frequentaram as reuniões que acontecem pelo menos uma vez por mês. ”Tomando como base as dúvidas a respeito da origem da doença, das possibilidades de evolução, do resultado e riscos dos tratamentos, iniciamos os encontros com os pacientes, passamos a nos colocar à disposição desses pacientes para ouvir deles suas questões, suas aflições, suas necessidades”, explica a médica.
Hoje, duas dermatologistas e uma psicóloga compõem a equipe. Os próprios pacientes criaram meios de comunicação pela Internet e passaram a surgir pessoas de fora de São Paulo como Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Belém. “Encontrei respostas que buscava, sobre o que realmente era Alopecia Areata, o que causava, os tratamentos que existem, e claro, encontrei o colo de mãe que todo mundo precisa, temos lá o carinho, a empatia, a verdadeira percepção, a cautela e calma para lidar com cada pessoa nova que chega”, conclui uma das pacientes que frequenta o AAGAP.

O Grape-SBD
A experiência do Grupo de apoio a pacientes com Alopecia Areata serviu de inspiração para a criação dos Grupos de apoio Permanente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O objetivo do Grape-SBD é oferecer educação em saúde (um dos pilares em Saúde Pública); apoio psicoemocional; discutir, orientar e atualizar os pacientes sobre os fatos que ocorram nas mídias, seja científica ou leiga, relacionados principalmente às doenças cutâneas que possam acarretar ou acarretem comprometimento na qualidade de vida e/ou discriminação social, profissional ou
mesmo familiar”, afirma o dermatologista Oswaldo Delfini Filho, diretor da SBD que recebeu a tarefa de formar os grupos. Entre os beneficiados estão pacientes de doenças como a hanseníase; a psoríase; o vitiligo; as dermatoses (acne; cloasma; estrias;), dentre outras.

A ideia da SBD é que cada grupo de apoio seja organizado por um médico dermatologista e realize reuniões periódicas. “Nesses grupos teremos a participação de outros profissionais de áreas afins, tais como psiquiatras, psicólogos, oncologistas (quando o grupo for de apoio ao câncer de pele)”, acrescenta Oswaldo.

A SBD já promove anualmente campanhas específicas, tais como a Campanha da Psoríase e a Campanha do Câncer de Pele e O Grape teria como objetivo dar sequência a esses tipos de iniciativa. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia precisa assumir o seu papel social e estar sempre perto da comunidade. Ressaltamos que não se trata de um Projeto Assistencial, mas sim de Educação e Apoio. Para consulta, acompanhamento e tratamento de pessoas que sofrem com a discriminação causada pelas doenças ou que vivem aflitas com a falta de orientação e cuidados adequados”, completa Denise Steiner, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sobre a SBD

A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 6 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins. Para saber mais sobre o grupo de ajuda acesse sbd.org.br





Revista Dermatologia em Goiás, fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário