quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Traumatismos crônicos como coçar os olhos podem causar ceratocone

Maior causa de transplante de córnea no Brasil, o ceratocone atinge um a cada 20 mil pessoas no país. Segundo o oftalmologista Humberto Ramos Carneiro, sub-especialista em Segmento Anterior e Catarata,  o início da doença geralmente ocorre por volta da segunda e terceira década de vida dos pacientes com tendência de aparecimento em ambos os olhos. Ele ainda afirma: “o diagnóstico precoce é importante para permitir um tratamento bem sucedido”.
A doença
A ceratocone é um afinamento progressivo, não inflamatório da córnea que assume a forma crônica. O aumento da curvatura corneada geralmente leva  a um astigmatismo miópico irregular com baixa da acuidade visual. O início da doença ocorre por volta dos 20 e 30 anos, com tendência de evolução assimétrica. Usualmente, o olho mais afetado tende a apresentar uma evolução mais desfavorável.

Causas
Entre as prováveis causas da doença podemos citar alergias, distúrbios genéticos, síndrome de Down, síndrome congênita de Leber, traumatismos crônicos como coçar os olhos, lentes mal adaptadas, desordens do tecido conectivo, exposição à radiação ultravioleta. O antecedente familiar de ceratocone está presente em aproximadamente 10% dos casos.

Sintomas
Os principais sintomas são fotofobias, visão noturna de halos, baixa visão mesmo com a melhor correção (geralmente miopia e astigmatismo irregular), prurido ocular e mudanças frequentes no eixo do cilindro.

Diagnóstico
Podemos diagnosticar a ceratocone por meio da história de baixa progressiva da capacidade visual geralmente maior em um olho e exame oftalmológico completo.

Tratamentos
Dependendo do estágio e evolução do ceratocone, é indicado um tratamento. Em casos iniciais, é receitado o uso de óculos para obtenção de boa acuidade visual. Com o decorrer da evolução, faz-se uso de lentes de contato rígidas de desenhos variados; os pacientes que não conseguem se adaptar, são indicadas lentes gelatinosas com desenhos especiais, lentes híbridas ou esclerais. O anel de Ferrara é implantado no estroma corneano e possui como objetivo a regularização da deformação coreana; sua vantagem é sua ajustabilidade, podendo ser trocado.


LENTE E CIRURGIA


A Corneal Cross Loking é utilizada no Brasil há menos de cinco anos e visa interromper a progressão da doença por meio da associação da vitamina B12 à luz ultravioleta para enrijecer o tecido corneano. De acordo com estudos, o procedimento possui 90% de sucesso na estabilização do ceratocone. O transplante de córnea está reservado para pacientes com cicatrizes no centro da córnea e em casos que os pacientes não obtiveram resultados favoráveis com nenhum outro tratamento. Em alguns casos restritos, pode-se indicar a cirurgia a laser. O importante é que o paciente possa contar com um especialista para analisar o seu caso e escolher qual a modalidade de tratamento mais apropriada para cada caso com a finalidade de obter o melhor resultado possível.

Revista Oftalmologia em Goiás, dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário