quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

25 anos do Serviço de Ombro e Cotovelo do HC da UFG

Fundado por Ruy Rocha, que estudou com um dos pioneiros da cirurgia de ombro do Brasil, Arnaldo Amado Ferreira Filho, o serviço já especializou12 ortopedistas


O Serviço de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do HC da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás comemorou em 2012 seus 25 anos de funcionamento. Suas atividades se iniciaram quando Ruy Rocha retornou de São Paulo em 1987, após um período de estágio no Hospital das Clínicas de São Paulo com Arnaldo Amado Ferreira Filho, considerado um dos “Pais da Cirurgia do Ombro” no Brasil. O ambulatório de ombro e cotovelo do HC/UFG foi um dos primeiros a serem estruturados no país e Ruy Rocha um dos pioneiros da especialidade, inclusive sendo um dos 24 fundadores do Comitê de Ombro e Cotovelo durante o CBOT em Brasília no ano de 1988.

Em 1998, após passar um período acompanhando o Serviço da Santa Casa de São Paulo, coordenado por Sérgio Checchia, Sandro Reginaldo ficou um ano como estagiário do Serviço e imediatamente após foi convidado por Ruy Rocha a permanecer como membro da equipe. E foi justamente Sandro que sucedeu Ruy na Chefia do Grupo no ano de 2004, função que exerce até hoje. Em 2005 Jaime Guiotti Filho passou a fazer parte do grupo e mais recentemente também os colegas Leonardo Moraes e Marcelo Quitero.

O Hospital das Clínicas da UFG é o único hospital universitário da região Centro-Oeste credenciado pela SBCOC para treinamento de cirurgia de ombro e cotovelo. São oferecidas duas vagas de treinamento avançado por ano, escolhidas por meio de seleção pública de acordo com as regras da Universidade. Os R4 frequentam o ambulatório semanal exclusivo da especialidade e também participam de atividades cirúrgicas não apenas no HC/UFG, mas também nos hospitais privados dos membros da equipe, com uma média de 25 a 30 cirurgias por mês. Para receber o certificado de conclusão do treinamento é obrigatória a apresentação de um trabalho científico para publicação. Até hoje 12 ortopedistas concluíram o treinamento na UFG.

Os 25 anos do grupo foram comemorados com um jantar de confraternização dia 19 de outubro em Goiânia, com as ilustres presenças do pioneiro Arnaldo Amado Ferreira Filho e de seu filho Arnaldinho, além de todos os membros da equipe, dos ex e atuais R4 e convidados especiais. Na ocasião foram feitas homenagens especiais ao fundador do Grupo Ruy Rocha e seu professor Arnaldo Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário