sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Atualização em fraturas em crianças e adolescentes

O ortopedista pediátrico Luiz Antônio Munhoz da Cunha, chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná ministrou uma palestra sobre diversos assuntos ligados à area
Da esquerda para a direita estão SANDRO REGINALDO, LUIZ ANTÔNIO CUNHA E PAULO SILVA

No dia 1º de dezembro membros da Sbot-GO se reuniram para um Curso de Fraturas - Atualização em Trauma Infantil, para o qual foi convidado chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná e médico o Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe, o ortopedista pediátrico Luiz Antônio Munhoz da Cunha. O palestrante abordou o tema fratura supracondiliana do úmero, que, segundo ele, é extremamente prevalente em crianças e uma fratura extremamente rara na infância, que é a fratura do colo do fêmur.

Além disso, Luiz Antônio discorreu sobre fraturas em crianças e adolescentes causadas por maus tratos e o que o ortopedista deve fazer quando existe esta suspeita. “A segunda lesão mais frequente em maus tratos é a fratura. Fraturas em colo do fêmur em crianças, por exemplo, são de alto risco para maus tratos”, alerta. “Toda fratura em crianças abaixo de 3 anos são bastante indicativas de maus tratos. Fraturas múltiplas em diferentes estágios de consolidação também podem ser indicativas de maus tratos. Quando a história clínica é muito bizarra por parte dos pais, o ortopedista pode estar diante de uma história de maus tratos”, complementa, orientando que se o diagnóstico for este, o Conselho Tutelar deve ser oficialmente notificado.

A ortopedista pediátrica Adriana Sabatinni foi uma das participantes do evento e afirma que curso foi muito importante para a atualização de conhecimentos. “A programação abrangeu vários aspectos e isto é muito bom. A variedade dos assuntos é bastante importante para a nossa prática clínica diária”, frisa.

Congresso e candidatura
O ortopedista Luiz Antônio Cunha aproveitou a ocasião para divulgar o 45º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que será realizado em Curitiba de 13 a 16 de novembro de 2013, e sua candidatura à presidência da Sbot nacional para 2014. “Vim também para fazer um pouco de política. Aqui foi o primeiro lugar em que lancei minha candidatura. Estou trabalhando pela ortopedia há quase 30 anos e existe um anseio da Regional do Paraná de ter um presidente na Nacional. Venho participando das diversas diretorias e tenho a intenção de manter a continuidade dos programas da Sociedade, que comprovam que ela é uma entidade vencedora”, destaca.
No final do curso, os participantes foram até à Fazenda Botafogo para um churrasco, que rendeu inesquecíveis momentos de confraternização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário