sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sucesso no primeiro dia do 10°Fest Médico

Aproximadamente 400 pessoas, dentre médicos, parentes e amigos prestigiaram o Festival Médico, que será encerrado hoje à noite com o anúncio dos vencedores


O 10º Festival Nacional dos Médicos (FestMédico), que começou ontem no Centro de Convenções de Goiânia e continua hoje, foi prestigiado por cerca de 400 pessoas, dentre médicos, parentes e amigos. Os especialistas puderam, mais uma vez, sair da rotina dos consultórios e estudos científicos para apresentarem seus talentos na música, dança, literatura e artes plásticas.

A noite de ontem contou com 35 apresentações de canto, composição própria, música instrumental, dança e poesia. Ao contrário das edições anteriores, não há mais o júri técnico para as apresentações musicais, interpretação de poesia e artes plásticas, já que as telas e fotografias ficam expostas durante o evento. Agora a votação é feita por pessoas da plateia. Foram entregues 50 fichas de votação para serem escolhidos os que mais agradaram em todas as modalidades, que continuarão na noite de hoje, quando serão anunciados os vencedores.

Ontem foi entregue o troféu da categoria Prosa, que foi previamente julgada por um júri técnico, presidido pelo escritor Ubirajara Galli. O vencedor foi Altair Camargo, com o conto “Dores no Lugar do 'Fio'”. Já em Artes Visuais, o primeiro lugar ficou com João Baptista Alencastro, com a fotografia “Poço Azul”, o segundo com Zelosa Teixeira, com o desenho denominado “Criança” e o terceiro também com Zelosa, com o desenho intitulado “Mulheres”. Apenas o primeiro colocado recebeu troféu.

Todos os presentes receberam um exemplar do livro 10º FestMédico, que traz as composições, poesias, contos, crônicas e as fotos das pinturas, desenhos e fotografias. Outros exemplares poderão ser adquiridos por R$ 25, cada.

Saiba mais
O FestMédico é um evento promovido pela Contato Comunicação em parceria com a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-Goiás (Sobrames-GO) em comemoração ao mês do médico, celebrado em 18 de outubro. O evento está aberto para médicos, acadêmicos de medicina, membros da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), parente de médicos até o primeiro grau (pais, filhos e cônjuge). Os participantes puderam se inscrever em mais de uma categoria. O primeiro colocado de cada categoria receberá um troféu exclusivo criado pelo artista plástico Malaquias Belo. A melhor torcida organizada, desde que existam três torcidas, também receberá um troféu. Um prêmio especial será destinado ao melhor trabalho de acadêmico de medicina.


Algumas opiniões sobre o evento:

Akira Sado

Médico participante na categoria Canto e Interpretação
“Está bem organizado, as pessoas estão gostando, acredito que será um sucesso total”

Juarez Antônio de Sousa
Médico participante na categoria Música Instrumental
“A coordenação do FestMédico está de parabéns. É o terceiro ano consecutivo que participo e acho que é um momento bastante importante para a classe médica, uma oportunidade de congraçamento, de confraternização. O FestMédico tem mostrado que é um grande festival, não só na nossa região, mas em todo o Brasil e tem tudo para se tornar evento ainda maior.”

Marcelo Leite
Médico participante na categoria Composição Própria / Instrumental
“Esta é a primeira vez que estou participando. Fiz uma parceria com o Dr. Juarez na moda de viola e achei bom demais.”

Iolanda Vieira
Plateia
“É a segunda vez que venho, vim acompanhar o Dr. Altamir Camargo, com quem trabalho. Cada vez estou mais surpresa com tantos médicos artistas. É uma oportunidade muito boa para descontrair e confraternizar.”

Altamir Camargo
Médico categoria Poesia / Prosa
“Este ano está sendo uma grande novidade para mim. Eu tenho participado nos últimos cinco anos e estou me sentindo muito à vontade neste ambiente novo. Percebo que as pessoas estão mais à vontade e mais próximas das apresentações. Gostei muito e quero parabenizar a organização.”

Meire Contarte
Plateia
“Sou de Pires do Rio e vim a convite do meu filho, Leonardo Contarte, que cantou. Estou achando super diferente, um evento que, acredito, é importante para os médicos, porque eles têm uma vida de trabalho tão intensa e esse é um momento único.”

Maria dos Remédios
Plateia
“É a primeira vez que venho a este evento, fui convidada pelo Ricardo porque ele vai tocar. Estou gostando muito, porque nós somos acostumados a ver o médico ali com o paciente, e quando parte para o artístico, a gente vê o outro lado da pessoa, que tem a capacidade de se soltar, de demonstrar seu talento. Achei interessante porque o evento envolve o médico e a cultura.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário