terça-feira, 30 de outubro de 2012

Participe da luta contra o câncer de mama

Por Juarez Antônio de Sousa | Presidente Da Sociedade Brasileira De Mastologia - Regional de Goiás

Em clima de “Outubro Rosa”, queremos conclamar os órgãos governamentais, as entidades de classe, os médicos e a sociedade como um todo na batalha contra o câncer de mama, um dos responsáveis pelo óbito de grande número de mulheres após os 40 anos, e que tem na conscientização sua principal arma de combate. Para que se crie essa consciência, o mês de outubro foi o escolhido, recebendo o nome de “Outubro Rosa”.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e uma das principais causas de morte entre as mulheres, representando 22% dos casos registrados anualmente. Entretanto, quando o diagnóstico é feito no início da doença os índices de cura são promissores. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, a previsão 52.680 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

O autoexame das mamas continua sendo importante, mas muitas vezes tumores em fase inicial não são palpáveis e é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. É fundamental que as mulheres acima dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, pelo menos uma vez ao ano e, para aquelas que já tiveram câncer de mama na família, a primeira mamografia deve ser realizada a partir dos 30 anos.

O câncer de mama é indolor e seus principais sintomas são o aparecimento de nódulo na mama ou axila, alteração na forma ou tamanho da mama, alteração no aspecto da pele da mama ou saída de secreção pelo mamilo.

As mulheres precisam repensar seus hábitos, pois a saúde, em muitos casos, tem sempre ficado em segundo plano por causa das tarefas do dia a dia. A prevenção, ferramenta que pode ajudar a reverter esses índices, é dividida em dois tipos. Na prevenção primária, com a qual reduzimos o risco de a mulher desenvolver a doença, aconselhamos uma alimentação balanceada, evitando excessos e sobrepeso, assim como o tabagismo e menor ingestão de bebida alcoólica. Além disso, a atividade física regular quatro vezes por semana é essencial. Já a prevenção secundária, ou seja, quando o câncer já existe e é detectado na fase inicial, é feito por meio de exames médicos.

O Outubro Rosa surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e nos últimos 10 anos ganhou a adesão de vários países. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esta cor identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce do câncer de mama. O movimento mundial objetiva conscientizar todas as mulheres reservar um dia por ano para o exame de mamografia. Procure um mastologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário