sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Medicamentos e hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir o AVC

Segundo a Organização Mundial de Saúde as razões mais frequentes de AVC compreendem os infartos cerebrais, a hipertensão arterial, a hemorragia cerebral, a malformação dos vasos sanguíneos, os tumores cerebrais, os traumas e outras situações diversas. Mas existem também outras causas menos frequentes, mas nem por isso menos importantes. O neurologista, especialista em Neurologia Vascular, Marco Túlio Araújo Pedatella, fala sobre algumas destas causas. 

Sabe-se que a incidência de AVC entre as mulheres é mais alta, este fato estaria relacionado com a diminuição de estrógenos após a menopausa?
Nas últimas décadas a incidência de AVC tem aumentado no sexo feminino, segundo a maioria dos estudos (como Interstroke). Entretanto sem relação com diminuição de estrógenos após a menopausa. Na verdade sabemos que níveis elevados de estrógenos aumentam risco de doença vascular, dentre elas o AVC.

Por que as cirurgias cardíacas aumentam o risco de AVC?
Porque na maioria das vezes pacientes submetidos a cirurgias cardíacas são pacientes com outras doenças, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, arritmias, às vezes tabagistas, o que por si só aumentam risco de AVC. Entretanto, outro fator importante é que durante a cirurgia esses pacientes são submetidos à circulação extracorpórea, isto é, o sangue passa por uma máquina, o que leva a maior risco de formação de trombos ou diminuição do fluxo sanguíneo ao cérebro. Há ainda um maior risco da migração de trombo cardíaco pré-existente durante a manipulação cirúrgica.

A anemia falciforme também predispõe ao AVC?
Pacientes com anemia falciforme quando em algumas situações especiais podem apresentar alterações na conformação de suas hemácias (células do sangue), fazendo com que elas adquiram forma de foice. Essas células podem aderir à parede do vaso levando à oclusão dos mesmos, causando o AVC isquêmico.

Por que a hipertensão arterial é o principal fator de risco para o AVC?
A hipertensão arterial é uma doença altamente prevalente na nossa sociedade, sendo um fator risco tanto para AVC isquêmico por alterações na parede dos vasos levando formação de placas, bem como no aparecimento de algumas doenças cardíacas. É também um fator risco para o AVC hemorrágico devido à formação de pequenos aneurismas que podem se romper e causar sangramento. Entretanto, todos os fatores de risco modificáveis e não modificáveis têm sua importância, e nenhum deve ser considerado mais importante que outro. Todos tem sua “parcela de culpa” e devemos tratá-los com a mesma consideração.

Existem exames cerebrais que podem detectar o risco de um AVC e assim tornar mais fácil a prevenção? Eles são solicitados em um check-up neurológico?
Existem alguns exames que normalmente podem ser solicitados por qualquer médico conforme os fatores de risco (hipertensão, diabetes, suspeita de arritmia e outros) que o paciente apresenta, como ecodoppler de carótidas e vertebrais, eletrocardiograma, ecocardiograma, mas nenhum aponta com exata precisão se alguém vai ter um AVC. Estes exames indicam apenas risco maior e necessidade de receber tratamento clínico mais apropriado para evitar a ocorrência do AVC.

Se detectado o risco, existem remédios que ajudam a evitar ou apenas as mudanças de hábitos de vida são suficientes?
Existem medicamentos que, dependendo da causa, podem evitar um AVC, principalmente quando associados com mudança dos hábitos de vida, que é essencial para melhor prevenção.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário