terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como lidar com as sequelas do AVC


Muitas vezes fatal, ou resultando em graves sequelas, o acidente vascular cerebral (AVC), ou simplesmente derrame cerebral, vem sendo exaustivamente pesquisado, pois é uma das principais causas de morte e de incapacitação física em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil é a principal causa de morte não traumática, superando os óbitos por infarto. Sua elevada incidência se deve ao aumento da expectativa de vida e aos hábitos inadequados da população brasileira. Por isso, além dos meios preventivos, são de suma importância um atendimento rápido e um intenso processo de reabilitação, que deve ser feito por uma equipe multidisciplinar. A médica fisiatra Ana Cristina F. Garcia fala sobre este processo pela retomada da vida após um AVC.


  
Quando há sequelas do AVC, quais os tratamentos e os profissionais envolvidos na reabilitação?

Depende das sequelas que o paciente apresentar pós AVC, que podem ser: motoras, sensitivas, dificuldade para engolir (disfagia), de fala e outras alterações cognitivas, como memória, atenção, lentidão de movimentos e gestos, entre outras. Conforme a incapacidade que o paciente apresentar com estas sequelas, ele poderá necessitar de toda uma equipe interdisciplinar, que consiste em profissionais especializados, que trabalhem em conjunto, visando a reabilitação e adaptação deste paciente. Os profissionais envolvidos na reabilitação são: médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, enfermeiro, psicólogo, musicoterapeuta, serviço social, educador físico e nutricionista.



Como deve ser o processo para que a pessoa recupere a autonomia nas atividades de vida diária?
Baseado na incapacidade que a pessoa apresenta, a equipe de reabilitação, juntamente com o paciente e a família, vão traçar as metas a serem atingidas. Estes objetivos vão variar conforme a lesão apresentada, demanda individual, de acordo com o que ele exercia profissionalmente antes do AVC, condições sócio-econômicas, condições emocionais, suporte familiar. Muitas vezes o objetivo da reabilitação não será autonomia completa, devido a gravidade da lesão apresentada, teremos então como objetivo a maior independência possível através de adaptações, e visando sempre qualidade de vida.


As sequelas de AVC isquêmico e hemorrágio diferem? Se sim, qual o tratamento indicado para cada caso?
Em relação a sequelas não diferem, o que determinam as diferenças das sequelas são o local e extensão do AVC. Mas, em geral, o AVC hemorrágico apresenta uma maior mortalidade na fase aguda, e, nos casos que evoluem bem nesta fase, tem uma chance maior de recuperação das sequelas mais precocemente.

A reabilitação deve ser iniciada quantos dias depois do AVC?
Atualmente, a reabilitação deve  se iniciar o quanto antes possível, assim que as condições clínicas do paciente permitirem.Por isso, está cada vez mais indicado que a equipe de reabilitação esteja presente e atuante já na UTI.

E quando o paciente está totalmente impossibilitado de se mover?
Em um paciente acamado, os objetivos devem ser posicionamento e mobilização no leito, com exercícios passivos e ativos para manutenção das amplitudes de movimento para evitar complicações como deformidades articulares, hipotrofias musculares e úlceras por pressão; sentar e colocar na posição ortostática, sempre que possível; prescrição de órteses, para manutenção de posicionamento das articulações em posições funcionais e para evitar deformidades; fisioterapia respiratória, evitando pneumonias e descondicionamento cardiorrespiratório; tratamento da dificuldade para engolir, indicando vias alternativas de alimentação, para evitar complicações como, pneumonia aspirativa e a desnutrição; estimulação cognitiva, desenvolvimento de técnicas alternativas de comunicação (caso haja uma afasia).

Quando tem dificuldade, mas consegue andar, são indicados equipamentos auxiliares, como andadores?

O uso de meios auxiliares, como andador, bengala, muleta servem não só para auxiliar a marcha, mas também para permitir uma locomoção com segurança. Não basta andar, é preciso andar com segurança, pois uma queda pode causar complicações graves, como fraturas, traumatismo cranioencefálico.

Quando é indicado o uso de órteses?
As órteses são dispositivos que têm as seguintes funções: posicionamento, evitando por exemplo, deformidade em um membro plégico; auxiliar uma função, estabilizando um membro ou articulação, facilitando o seu movimento.
Portanto, sempre que tivermos essas condições pode ser indicadas órteses, que são de vários tipos, e devem ser analisadas individualmente para sua correta indicação.

Estudos dizem que é bastante comum a depressão acometer as vítimas de AVC. O que fazer para evitar mais esta doença?
A reabilitação precoce auxilia muito, pois permite um melhor entendimento da nova situação que o paciente está vivendo, adaptando melhor as suas condições pós-AVC e auxiliando tanto o paciente, quanto a família nesse enfrentamento. O suporte e participação da família no processo de reabilitação apresenta papel importante no sucesso da reabilitação. Em alguns casos é necessário associar o tratamento medicamentoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário