terça-feira, 4 de setembro de 2012

Uma casa iluminada

Diferentes recursos podem – e devem – ser usados no projeto de iluminação, que precisa ser pensado junto com o projeto de arquitetura

MARIELA ROMANO recomenda que a luz natural e artificial devam ser usadas em conjunto
A iluminação é essencial na criação do ambiente, transmitindo equilíbrio e aconchego, sendo atualmente um dos elementos mais importantes na arquitetura. É como se a arquitetura estivesse viva. Uma boa iluminação acentua extraordinariamente a beleza de qualquer espaço. “Um bom projeto de iluminação é necessário ter o layout de móveis definido e também os usos e efeitos que vamos precisar neste ambiente. A partir destas informações podemos já detalhar a iluminação com circuitos independentes determinado todos os efeitos de iluminação, criando vários cenários, de acordo com a necessidade do cliente”, informa a arquiteta e design de interiores Mariela Romano.

Para um ambiente mais iluminado, para leitura, por exemplo, Mariela explica que podem ser utilizadas peças com focos diretos e também recursos tipo abajur ou luminárias de pé que contribuem para uma maior claridade. Já a iluminação indireta, bastante usada para conseguir um efeito mais intimista, a arquiteta diz que pode ser conseguida por meio de luminárias de LUZ indireta, bem como com a utilização de sancas iluminadas.

Em casos de ambientes maiores, no qual se deseja uma boa iluminação, a arquiteta orienta que pode-se utilizar o recurso de luz direta juntamente com o de luz indireta. “Trabalhando com circuitos diferentes podemos criar vários cenários em um mesmo ambiente. As sancas são muito utilizadas para fazer essa iluminação geral e que não ofusca em um ambiente e, juntamente com elas, deve-se utilizar os efeitos mais pontuais”, ensina.

Um recurso muito utilizado atualmente é a automação elétrica, que, de acordo com Mariela pode ser trabalhada de várias maneiras, criando efeitos diferentes para um mesmo ambiente. E o processo de acender e apagar as luzes está cada vez mais facilitado e pode ser feito por meio de computador, celular e ipads, enfim, qualquer equipamento que possibilite acesso à internet.

Mariela reitera que a iluminação deve ser pensada em conjunto com o projeto de arquitetura, analisando, inclusive, uma maneira adequada de se aproveitar a luz natural. “O ideal é sempre unir a iluminação natural à artificial”, conclui.

Revista Condomínios, agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário