sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESUP: Jovem e arrojada

Apesar de ser uma das mais novas instituições de ensino superior em Goiás, a ESUP foi destaque na categoria Faculdade de Direito no prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás 2012

Para Ari Queiroz, o essencial para a boa formação é o fato da ESUP exigir sempre a conciliação da teoria e prática
O projeto de criação da Escola Superior de Negócios (ESUP) surgiu em 2004, já com a intenção de ser uma instituição de ensino superior diferenciada, tanto na área de ciências sociais aplicadas, quanto na área de ciências humanas e até mesmo na saúde. “Esse projeto ficou parado por três anos, até que assumimos o controle e o colocamos para funcionar a partir de 2007, concentrando nossos esforços para a área de ciências sociais aplicadas e, também olhando um pouco para ciências humanas, fomos para as duas áreas, o direito e a administração de empresas”, comenta o Diretor Acadêmico e sócio da ESUP, Ari Queiroz, também juiz de Direito e presidente da Academia Goiana de Direito - ACAD.

Segundo Ari Queiroz, a parte voltada para a administração que permeia todos os cursos da ESUP se explica pelo convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das instituições mais reconhecidas pela qualidade do ensino que promove na área empresarial. “Quanto ao Direito, é um curso essencial na formação das pessoas, por melhorar os níveis de conhecimento, de cidadania e de brasilidade”, acredita. Assim, a ESUP oferece pós-graduação (MBA) vinculada à FGV na área de empresarial e de gestão, e a partir do ano que vem haverá pós-graduação em Direito, arremata o diretor. 

Ari conta que em 2011 foram feitas mudanças significativas no perfil do curso de direito, como a alteração da matriz curricular e a readequação de metodologia do trabalho, além de especial reformulação do corpo docente, que agora é formado em grande parte por mestres e doutores, além do que os poucos especialistas estão prestes a concluir seus mestrados. “Entendemos ser essa homenagem que hoje recebemos, justo reconhecimento aos trabalhos prestados para a sociedade goianiense, em especial para os nossos alunos”, salienta, destacando que os alunos da primeira turma de Direito receberam diplomas no ano passado e, no próximo dia 30, será diplomada a segunda turma de bacharéis.

Para Ari Queiroz, essencial para a boa formação é o fato da ESUP exigir que o aluno tenha tempo disponível para frequentar o fórum, participar de audiências, visitar delegacias de polícia e órgãos como o Ministério Público, sempre no intuito de conciliar teoria e prática. “Claro que se o aluno faz esforço além do que é passado e exigido na sala de aula, que é pouco dentro da imensidão do Direito, consegue sair em cinco anos muito bem formado e preparado para o mercado que o aguarda”, considera, lembrando que o curso de Direito não forma apenas advogados, mas sim bacharéis habilitados a seguirem carreiras como magistratura, ministério pública, procuradorias, polícias e assessores e analistas jurídicos. “Falam-se de 33 a 42 profissões privativas dos bacharéis em direito”.

Para ele, o destaque da ESUP na categoria Faculdade de Direito é motivo de orgulho e receio. “Orgulho pelo reconhecimento do trabalho e receio de não podermos dormir e tampouco cochilar. Estamos num mercado altamente volátil e competitivo”, avalia. “Nossa luta é para estar sempre dentro das normas e proporcionar estudo de qualidade para os nossos alunos”, conclui.

Prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás, agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário