quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFG se completa com o pós-doutorado

As normas para o pós-doutoramento foram definidas e estão à disposição dos interessados na coordenação do PPGCS
CELMO CELENO PORTO
PAULO CÉSAR VEIGA JARDIM
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Faculdade de Medicina da UFG incluiu no último semestre de 2012 o pós-doutorado e está recebendo projetos de pesquisa e currículos de doutores interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos. “O nosso programa de pós-graduação é aberto a todos profissionais da área de saúde e afins. O que é essencial é que ele tenha uma linha de pesquisa relacionada à saúde, que já tenha concluído mestrado e doutorado e que tenha artigos publicados sobre o tema do doutorado”, esclarece o coordenador pela implantação do pós doutorado, Celmo Celeno Porto.

Ele diz ainda que se trata de uma atividade de características muito próprias, sem vagas limitadas, sendo um programa bastante flexível, justamente por não se tratar mais de especialização ou doutorado. “Quem procura um pós-doutorado já tem uma formação profissional profunda e domínio do método científico. É uma parcela pequena, mas bastante necessária na área de saúde”, pontua. O PPGCS tem cerca de 10 anos e conta com 40 orientadores e em torno de 300 alunos. “Desde o início nós temos o objetivo de ser exemplo para as outras instituições”, reitera.

Para o coordenador do PPGCS, Paulo César Veiga Jardim, o pós-doutorado representa a concretização de do programa de pós graduação como um todo. “Temos já mestrado, doutorado com um número muito significante de publicações em ritmo de crescimento. O pós-doutorado é como fechar um ciclo, porque complementa e deixa o programa ainda mais diferenciado”, observa. Ele conta que atualmente os orientadores e alunos estão empenhados em apresentar grandes resultados para a segunda avaliação do MEC, que será feita no início do próximo ano. O PPGCS já titulou 105 mestres e 68 doutores e conta atualmente com 477 alunos, entre mestrandos e doutorandos.

De acordo com as normas, o pós-doutorado terá a duração mínima de seis meses e máxima de 36 meses, podendo ser prorrogado por mais 24 meses. Quem estiver interessado, deve procurar a coordenação do PPCS na Faculdade de Medicina e se inscrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário