terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pela prevenção do acidente vascular cerebral

Instituto de Neurologia de Goiânia promove diversas atividades para trazer informações sobre o AVC, que é uma das principais causas de morte em todo o mundo. A programação será aberta com uma exposição sobre o panorama da doença no Brasil no dia 3 de outubro



O Instituto de Neurologia de Goiânia, em parceria com o Instituto Mover, promoverá uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame, cuja data é lembrada em 29 de outubro de 2011. Esta data foi criada pela World Stroke Organization com o objetivo de engajar os profissionais de saúde e o público em geral na luta pela melhora das condições de tratamento e prevenção da doença. No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, gerando um enorme impacto econômico e social.
No dia 3 de outubro, será realizada uma exposição sobre o panorama do AVC no Brasil, com explicações do funcionamento de uma unidade de AVC, apresentação de dois casos clínicos seguido de um café da manhã. Estarão presentes autoridades públicas, representantes de instituições de ensino, Ministério Público Estadual, conselhos de saúde e a sociedade em geral. O encontro acontecerá no auditório do Cremego, das 8h às 9h30.

A programação, que se estenderá por todo o mês de outubro, ainda incluirá uma palestra no dia 17, com o tema “Because I Care (Eu me Importo)”, mostrando como a atenção e o cuidado após o AVC podem melhorar a qualidade de vida do cuidador e do paciente. No dia 22, neurologistas, residentes e acadêmicos da área da saúde distribuirão panfletos e prestarão esclarecimentos à população em shoppings, terminais rodoviários e semáforos. No dia 28 será realizada uma grande caminhada pelo AVC no Parque Flamboyant, com direito a atrações artísticas, como banda do colégio militar, distribuição de camisetas, aferição de pressão e outras atividades.  A atividade terá início às 8h30. Para encerrar a programação, o serviço AVC URGENTE do Instituto de Neurologia de Goiânia fará um café da manhã em “Comemoração ao dia Internacional do AVC”, no dia 29 de outubro.

A doença
O AVC ocorre quando as artérias que irrigam o cérebro sofrem uma obstrução ou uma ruptura, provocando a morte do tecido cerebral. Vale ressaltar que a prevenção é o melhor remédio. E o primeiro passo é o diagnóstico dos fatores de risco e seu controle. As principais doenças e hábitos de vida que podem causar o AVC são: hipertensão arterial ou pressão alta; cigarro; diabetes; sedentarismo; acúmulo de gordura abdominal; alimentação rica em gorduras e carboidratos; colesterol alto; consumo excessivo de álcool; estresse e depressão; doenças cardíacas; fibrilação atrial (FA), a arritmia cardíaca mais comum, que aumenta em cinco vezes as chances de sofrer um derrame.

O AVC se manifesta por fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. Os especialistas alertam que, ao sentir um desses sintomas, é preciso procurar imediatamente um serviço médico especializado ou ligar para o número 192 (Samu). Na maioria das vezes, o tratamento do AVC só tem efeito se realizado nas primeiras horas (até 4,5 horas) após o início dos sintomas. Outro dado importante é observar e anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. O tratamento precoce aumenta a chance de preservar a parte do cérebro que está sendo afetada, diminuindo as sequelas e o risco de morte.

De acordo com dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), no País, a cada cinco minutos uma pessoa é vítima de AVC, o que contabiliza cerca de 100 mil mortes ao ano em decorrência da doença. Segundo a neurologista Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC e Representante da América do Sul e Central no Board of Directors da World Stroke Organization, somente a prevenção e a informação podem ajudar a diminuir o número de vítimas.

Ação:
Evento: Abertura da Campanha do Dia Mundial do AVC
Data: 3 de outubro
Local: Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás)
Quem fala pelo evento: Dr. Marco Aurélio Fraga Borges, neurologista (8135-9931); Dra. Edna Rocha, fonoaudióloga (9677-4985); Larissa Janine de Oliveira Pacheco, coordenadora de atividades do Instituto Mover (8418-8415)
Assessoria de imprensa: Contato Comunicação (3224-3737); falar com Tatiana Cardoso ou Ana Paula Machado (9180-9623) ou com Adriana Godinho (9248-3959)


Nenhum comentário:

Postar um comentário