segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Maior conta do varejo de Goiás tem nova agência

Uma das maiores empresas de varejo do Brasil passa a ser atendida pela Bees Publicidade, que tem apenas três anos de existência em Goiânia. Antiga agência, a Jordão, sai elogiada pelo cliente

Equipe Bees

No final de julho, a Jordão Publicidade foi surpreendida com uma má notícia. A Novo Mundo anunciou que estava rompendo o contrato que tinha com a agência. Não era simplesmente a perda de um cliente. Significava, simplesmente, a perda da maior conta da agência – uma das maiores do setor de varejo do país –, acarretando um forte impacto que resultou na demissão de 15 funcionários, 40% dos recursos humanos da Jordão Publicidade, e na redução do espaço físico da empresa. “A Jordão é uma empresa amadurecida. Portanto, pronta para administrar a mudança da carteira de clientes. A Novo Mundo deixa a Jordão, mas fica um histórico altamente positivo de execução e informação”, contemporiza Carlos Jordão Segundo. “Somos detentores de um enorme know how quanto a comunicação de varejo e toda a sua complexidade”, considera.

O gestor de Marketing da Rede de Lojas Novo Mundo, Luiz Cláudio de Araújo, anunciou que a Jordão será substituída pela Bees no atendimento à empresa na Região Centro-Oeste e que esta troca deve-se a razões “absolutamente estratégicas”. “A Novo Mundo encontra-se numa agressiva expansão rumo ao Norte e Nordeste do país. Para tanto, foi criada em 2011 a Novo Mundo da Amazônia, com sede em São Luiz (MA), que abrange nossas operações nos Estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Bahia e Mato Grosso. Goiás e o Distrito Federal são de responsabilidade da Novo Mundo Móveis e Utilidades, com sede em Goiânia. Em função de mercados e realidades tão distintas, a empresa possui hoje agências em Belém, São Luís e Goiânia”, esclarece.

“Quem atenderá a Novo Mundo é a Bees, uma agência nova, criativa Mundoe que se adapta estrategicamente aos nossos planos de marketing. As campanhas da Novo Mundo seguem conforme o planejamento 2012, sem alterações, exceto o pensamento criativo que, claro, deverá mudar”, completa Luiz Cláudio. De acordo com ele, no setor de Marketing da empresa também houve a contratação de executivos de alta performance para dar suporte a esse novo momento da companhia. “O marketing da Novo Mundo, totalmente profissionalizado, segue sua missão de responsabilizar-se pela qualidade da marca e pela ampliação do volume de clientes em nossas quase 200 lojas”, afirma.

Luiz Cláudio faz questão de ressaltar o respeito ao profissionalismo, a ética e a parceria da Jordão que, durante oito anos, foi extremamente importante na construção do sucesso que a companhia colhe. “Figuras como Carlos Jordão, Carlos Jordão Segundo e a diretora de criação, Tatyana Badim, fazem parte de nossa trajetória, história e memória. Como profissional de marketing participei de vários momentos criativos e singulares nos quatro anos que dirijo o departamento na Novo Mundo. Nossas relações transcendem as questões profissionais”, pontua.

Carlos Segundo retribui a gentileza e afirma que tudo transcorreu de “forma muito tranquila e amigável”. Segundo ele, o processo foi conduzido com respeito e bom senso, tanto pela Jordão, quanto pela Novo Mundo. “Nossa maior preocupação é que a transição fosse feita de forma plena. Quando iniciamos, a Novo Mundo tinha por volta de 40 lojas, deixamos a rede com praticamente 200 lojas. Junto ao Marketing e ao Comercial da rede construímos uma posição bastante forte no varejo nacional”, avalia, frisando que a estrutura montada para atender as exigências da rede foi readequada para as necessidades dos outros clientes: Flávios, CDA, Grupo Saga, BRDU, Emisa, Farmácia Artesanal, Fraldas Kisses e Terrano.

Sobre a demissão dos 15 funcionários, Carlos salienta que grandes conquistas foram alcançadas com esta equipe e os que ficaram desejam que todos sejam recolocados rapidamente no mercado. “O que penso que será alcançado com êxito. Meus colegas sabem a qualidade e o talento existente nesta equipe”, reitera. Quanto aos que ficaram, ele envia uma mensagem de ânimo: “este é um novo momento da Jordão. E acredito que acima de tudo uma grande oportunidade. Temos uma década de atuação, uma estrutura compatível com as melhores agências de mercado”, acredita. “Perdemos um importante cliente, mas todos os dias em algum lugar do mundo uma agência ganha ou perde um cliente. Faz parte do jogo e nesse jogo sabemos muito bem como atuar”, relativiza.

Para os próximos 12 meses os planos são de crescimento de 25% e rentabilidade de 30%. “Perdemos um cliente, mas ganhamos agilidade, dinâmica. O desafio é associar a isto a nossa capacidade e transformamos em resultados. Temos que olhar para frente. E o time atual da Jordão sabe muito bem a força que tem e o que temos que fazer”, conclui Carlos Jordão Segundo.

QUEM GANHOU
A Bees Publicidade não necessitou fazer a prospecção da conta da Novo Mundo, conforme assegura o diretor de Criação da Bees-GO Flávio Filho. “Por questões estratégicas do departamento de Marketing da Novo Mundo, aliadas à avaliação positiva que o cliente tem da agência, a Bees recebeu o convite da empresa para atender a rede de lojas na região Centro-Oeste”, diz, reforçando as palavras de Luiz Cláudio.

Ele considera que a Bees, desde sua constituição, tem trabalhado com afinco na construção de sua identidade, de modo que seus esforços estão voltados para a busca de soluções criativas e inovadoras na comunicação de seus clientes, não importando o tamanho de cada um. Flávio acredita que é essa característica que tem colocado a agência em destaque no mercado goiano. “Essa trajetória tem sido acompanhada pelo marketing da Novo Mundo e assim surgiu o interesse em nos apresentar o desafio de atender a conta”, analisa.

O impacto positivo na equipe da Bees é comemorado pelo diretor de Criação: “ter toda a agência motivada e entusiasmada em atender uma conta dessa magnitude, não tem preço. A fim de atender as necessidades que a conta exige, foi necessário a contratação de uma equipe dedicada completa”, informa.

Como a Bees passa a ser oficialmente a agência da Novo Mundo a partir do dia 1º de setembro, a agência teve aí praticamente um mês para elaborar a primeira campanha, sobre a qual Flávio não revela uma vírgula, claro. “Temos o objetivo de manter o posicionamento inquieto e inovador da agência, tratando o varejo de forma envolvente, ousada e vencedora. Esse propósito está latente não só na minha cabeça, mas na de toda a equipe”, promete. “As campanhas da Novo Mundo seguem conforme o planejamento de 2012, independente das mídias já propostas pelo marketing da empresa, a Bees entra nesse momento para somar seu potencial criativo às estratégias já pré-definidas”, elabora.

Revista Marketing em Goiás, setembro de 2012.

Um comentário:

  1. Oi gente meu nome é jadi eu tenho um sonho de se cantorá e eu queria que vcs realizanse esse sonho a rercord e o melhor programa da tv

    ResponderExcluir