segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Record Goiás Realiza sonho de audiência da emissora em todo país

A Record Goiás conseguiu o que a rede almeja nacionalmente: se tornar líder de audiência. Os programas jornalísticos locais têm superado, de acordo com medições do Ibope, os jornais da principal emissora concorrente. O sucesso que tem alcançado o Direto da Redação, com Manuela Queiroz, Goiás no Ar, com Alysson Lima e o insuperável Balanço Geral, apresentado por Oloares Ferreira, fez até com que a concorrência mudasse o formato de seu jornalismo para tentar sair do prejuízo. O gerente comercial da Record Goiás, Washington Braun, acredita que a conquista se deve ao fato da “emissora falar a linguagem dos goianos”. Em termos nacionais, a emissora também tem vencido várias disputas, como a transmissão exclusiva dos Jogos Olímpicos de Londres e o reality show A Fazenda, que já está em sua quinta edição, na qual registrou bons índices de audiência. Washington comemora e analisa o porque destas e outras vitórias.

Quais as ferramentas utilizadas pela Record Goiás para que ela se tornasse mais competitiva?
A Record Goiás tem uma relação com o goiano de longo tempo e costumo dizer que somos Goiás até no nome, nenhuma outra emissora fala a linguagem do goiano. Esse sucesso e nosso novo posicionamento no mercado têm a ver com a linguagem e a forma que falamos com as pessoas, a Record Goiás entende melhor o telespectador e essa sintonia se traduz em audiência. Obviamente tem muita coisa por trás, como os altos investimentos. Goiânia é uma das capitais para qual a atenção da rede está voltada em função dos resultados apresentados. Nossa programação jornalística é considerada uma das melhores e a emissora é a que produz maior tempo/hora em programas regionais, a exemplo do nosso jornal Balanço Geral, um dos principais programas locais da grade e líder de audiência, que tem a duração de duas horas e meia.

Quando será a mudança para a nova sede?
As obras da nova sede da T-9 começaram na primeira semana de setembro e no primeiro trimestre de 2013 já estaremos instalados. O investimento realizado não foi apenas em imóveis e equipamentos – que serão em alta definição –, mas principalmente em talentos. Isso já vem sendo feito e os resultados estão sendo alcançados. Temos nos posicionado cada vez mais na cidade e as pessoas estão percebendo a Record de outra maneira nos últimos dois, três anos em um ritmo frenético. Aumentamos os investimos em eventos, tanto na área de responsabilidade social, quanto esportivos, culturais e universitários.

Que avaliação o senhor faz da transmissão das Olimpíadas?
Foi um sucesso. Uma iniciativa espetacular da Record, a transmissão de forma exclusiva das Olimpíadas foi um passo importantíssimo para a emissora. Somos um país olímpico hoje. O brasileiro percebeu a importância que a Record deu ao Brasil ao transmitir um evento dessa magnitude, se antecipando às olimpíadas que acontecerão no Rio em 2016. Do ponto de vista da cobertura ela foi boa e as críticas favoráveis em todos os sentidos: telespectador e mercado publicitário. Na nossa região tivemos um grande anunciante, o Supermercado Bretas, que comprou uma cota
de participação e está satisfeito com os resultados. Sobre a audiência, os resultados foram históricos. Chegamos a fi car um dia inteiro na liderança, das 7h às 20 h. Segundo pesquisa do Ibope na grande Goiânia, no dia 11 de agosto, durante a transmissão das Olimpíadas, havia 626 mil televisores ligados na Record, das 7h às 20h. A Fazenda continua em alta, apesar de já estar na quinta edição.

Isto se deve ao fato de os confi nados serem celebridades?
Acertamos na linguagem. A Fazenda tem mostrado números interessantes de audiência e crescimento. No último episódio da fi nal, exibido dia 29 de agosto, fi camos em primeiro lugar com 12 (IA%) contra 11 (IA%) da principal concorrente na mesma faixa horária. Nesse dia o Ibope registrou 626 mil lares ligados na Record das 21h45 às 24h06. O fato dos confi nados já serem famosos, com certeza contribui bastante e o telespectador gosta disso.

Quais as estreias previstas?
Temos uma série de novidades para o segundo semestre, dentre elas o Ídolos que será apresentado por Marcos Mion e com os jurados Supla, Fafá de Belém e Marco Camargo. estreia do Programa da Tarde, A Hora do Faro, série de surpresas para o segundo semestre com a aposta de consolidarmos o ano.

O senhor falou sobre os projetos de responsabilidade social...
Nosso principal projeto nessa área é o Balanço Geral nos bairros, que já está na sua vigésima edição e por meio do qual já atendemos cerca de 250 mil pessoas. Fazemos uma vez por mês o Balanço Geral
ao vivo de um determinado bairro, prestando com apoio de instituições, diversos serviços à comunidade daquele local; atendimento médico, odontológico, jurídico e outros. Esta edição contará com a participação dos goianos, selecionados nas audições ocorridas em nossa capital, com grandes possibilidades de chegarem à final. O programa também ganhará uma versão mirim, com a apresentação de Cássio Reis, e os jurados Kelly Key, Afonso Nigro e João Gordo. A tarde da Record será abrilhantada pela , apresentado por Ana Hickmann e Brito Junior, e teremos ainda o programa diário, apresentado pelo popular Rodrigo Faro. Enfim, uma nos realiza, porque, afi nal de contas, cremos que faz parte da nossa responsabilidade social, já que nós somos uma emissora de concessão pública. A última edição foi realizada dia 25 de agosto, no Setor Cândida de Moraes, na praça da
Paz. Diferente das outras edições, essa em especial contou com a realização de um campeonato de skate e uma ação de grafi tagem. No dia conseguimos reunir cerca de cinco mil pessoas, número que aumenta a cada edição. Também promovemos o passeio ciclístico Quem Manda Bem Vai de Bike, onde conseguimos levar para as ruas de Goiânia mais de 2.500 pessoas de forma pacífica, incentivando o uso da bicicleta e foi um sucesso imenso. Este foi o primeiro de outros 10 que estamos planejando até 2013.

Como estão os números da Record em audiência?
O Balanço Geral é líder em audiência, conseguindo uma média de 11(IA%), contra 9 (IA%) da concorrência na mesma faixa horária, segundo dados do Ibope. Comemoramos porque esta liderança acontece nos programas produzidos pela Record Goiás, através do talento goiano. Nas Olimpíadas superamos a audiência em vários momentos e, no geral, estamos nos consolidando no mercado goiano e nacional.

Revista Marketing em Goiás, setembro de 2012.

Um comentário:

  1. Oi gente eu queria que a rercord realizase o meu sonho de se cantora meu nome é jadi

    ResponderExcluir