quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vocação de infância

Ele não mudou de ideia nem diante da insistência da mãe que queria vê-lo médico. A persistência fez com que este jovem se tornasse destaque em sua área em pouco tempo de atuação

FABRÍCIO CÂNDIDO GOMES aos 10 anos de idade já tinha escrito um "contrato" para sua mãe, a também advogada Sérgia Maria Gomes de Souza
Fabrício Cândido Gomes de Souza é um dos jovens nomes de destaque da advocacia goiana. Formado pela Faculdade de Direito de Anápolis (Fada), ele é MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes e especialista em Direito Imobiliário e Direito do Consumidor e agora foi agraciado com o prêmio dos Mais Admirados do Direito em Goiás 2012 na categoria Direito Empresarial / Comércio.

Segundo ele, seu interesse pela área surgiu ainda na faculdade, e ele conciliava estágios durante o dia, no escritório do pai, Celso Cândido de Souza, e também no Fórum de Anápolis, com os estudos à noite. “Quando, no estágio, pegava um processo que envolvia questões empresariais me debruçava sobre ele e esmiuçava-o até encontrar uma solução. Vale lembrar que eu era apenas um estagiário, sem muita bagagem de conhecimento. Foi aí que comecei a perceber que tinha vocação para a área”, analisa.

Mas a vocação para o Direito veio bem antes. Fabrício conta que aos 10 anos sua mãe queria bastante que ele fizesse medicina, mas ele já dizia a ela que queria ser advogado. Ela prometeu, então, um carro “zero” caso passasse no vestibular para medicina. “Naquele momento eu peguei a máquina de escrever e redigi um contrato, rudimentar é claro, afinal tinha apenas 10 anos, mas nesse contrato constava a promessa que ela havia me feito. Ela pegou, leu o 'contrato', assinou e disse: 'Estou vendo que não vou ter que te dar carro não, pelo jeito vai ser advogado mesmo'”, relata, bem humorado. “Às vezes faço um exercício de imaginação tentando me ver atuando em outra profissão, mas não me vejo fazendo outra coisa senão advogar. Amo minha profissão, nasci para isso”, resume.

No escritório Celso Cândido de Souza Advogados, fundado em 1974, ele trabalha com o pai, com a mãe Sérgia Maria Gomes de Souza, que inclusive foi destaque no prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás 2012 na categoria Direito da Família/ Sucessões, e atendem litígios nas áreas de Direito Civil (família, contratos), Direito Comercial, Direito Imobiliário, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho e Propriedade Intelectual.

Para ele, as principais dificuldades da área são as mesmas enfrentadas por toda a advocacia, como estrutura precária do judiciário e honorários achatados. No entanto, elas não se sobrepõem aos momentos gratificantes. “Receber um cliente desesperado no escritório, explicar para ele que o problema tem solução e mais adiante entregar uma sentença favorável e ouvir um: 'Bem que o Sr. falou', é muito gratificante”, considera.

Ao ser perguntado sobre a importância do prêmio, Fabrício avalia que formam-se milhares de bacharéis todos os semestres que se juntam aos outros milhares de colegas que estão na ativa e que o Direito Empresarial, pelo rendimento que proporcionou há algum tempo atrás, é alvo da maioria desses colegas. “Portanto, é uma das áreas do direito onde a concorrência é maior. Na nossa profissão não é raro encontrar colegas vaidosos, que por vezes desqualificam o trabalho do outro. Nesse cenário de concorrência e um pouco de vaidade, ser reconhecido pelos próprios colegas me orgulha e me motiva. É um sinal que os valores que repasso à minha equipe e o trabalho que desenvolvemos está no caminho certo”, conceitualiza. 

Prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás, agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário