quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O papel da ortoceratologia

Por Gustavo Garcia | Oftalmologista especialista em Cirurgia Plástica Ocular e em Ortoceratologia 


A oftalmologia consegue oferecer inúmeras soluções para a correção visual: óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa. Enquanto alguns pacientes não são candidatos à cirurgia, outros não se adaptam às lentes de contato convencionais, especialmente em nossa região, com clima muito seco em algumas épocas do ano. Além disso, elas não se prestam ao uso em algumas modalidades esportivas, muitas vezes praticadas em idade insuficiente para indicação cirúrgica.

Nesse universo, a ortoceratologia é um excelente recurso, que não é tão difundido quanto deveria. O advento dos materiais de alta permeabilidade ao oxigênio e as lentes de geometria reversa permitiram o uso eficaz da técnica. Normalmente, o uso noturno por pelo menos seis horas permite uma correção adequada da refração.

É indicada para pacientes que não tenham as contra-indicações usuais ao uso de lentes de contato, com miopia de até 4,00 dioptrias e astigmatismo a favor da regra de até 1,50 ou contra a regra de até 0,75 dioptrias.

A cérnea deve possuir excentricidade (normalmente 0,40-0,45) positiva, ou seja, curvatura central mais curva que a periférica, para que o tratamento seja eficaz. Como a área de tratamento não passa de 6 mm, os pacientes com pupilas muito grandes devem ser avaliados cuidadosamente.

Ocorre um aplanamento corneano central, com um afilamento da espessura central do epitélio e um espessamento epitelial da média periferia da cornea, no entanto o volume total do epitélio não se modifica, apenas sofre migração das células.

A velocidade de obtenção dos efeitos e eventual reversibilidade da refração são individuais, e dependentes da biomecânica da córnea de cada paciente. Usualmente, a visão é satisfatória durante todo o dia em aproximadamente duas semanas de uso. É um tratamento que pode ser acompanhado pelos pais, caso seja indicado para crianças (pois eles mesmos podem colocar e retirar as lentes em seus filhos).

O fato de ser um tratamento reversível e não invasivo, de permitir boa acuidade visual sem uso de óculos ou lentes durante o dia e permitir o uso das lentes durante o sono, num ambiente controlado e limpo, torna a ortoceratologia uma ferramenta importante, e a melhor opção para um seleto grupo de pacientes que não seriam plenamente atendidos  sob outras opções terapêuticas.



Jornal da Sociedade Goiana de Oftalmologia, agosto de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário