sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como funciona a radiação para tumores intracranianos

Nos últimos 12 anos, a radiocirurgia tem sido usada como primeira abordagem ou como complemento para tratar tumores intracranianos malignos e benignos
Vladimir Arruda Zacariotti: "em casos de metástases cerebrais de câncer de mama desaparece em poucas semanas com a radiocirurgia, porque as células duplicam rapidamente"
A radiocirurgia é um procedimento que permite uma cirurgia cerebral não-invasiva, ou seja, sem a abertura do crânio, por meio de feixes de radiação. É uma técnica surgida na Suécia na década de 50, mas que alcançou grande desenvolvimento na década de 90, e que é usada pra destruir, por meio de dosagem precisa de radiação, tumores intracranianos que poderiam ser inacessíveis ou inadequados para a cirurgia aberta. É o que explica o neurocirurgião Vladimir Arruda Zacariotti, que se especializou em radiocirurgia na Alemanha e nos Estados Unidos e é um dos pioneiros na área em Goiás, onde realiza a técnica desde o final de 1999. “Mistura-se a precisão da cirurgia e a técnica da radiação na retirada do tumor. O tumor é destruído da mesma forma que se fosse retirado por meio de uma cirurgia aberta”, esclarece.

Segundo ele, existem tumores no cérebro, malignos ou benignos, nos quais o tratamento cirúrgico convencional é difícil ou pode ter muitas consequências deletérias para o paciente, devido às artérias, nervos, e outras vias estruturais que poderiam ser danificadas. Nos últimos 12 anos, a radiocirurgia tem sido usada, em Goiânia, como primeira abordagem, por exclusão ou falhas de outras técnicas, ou como complementos delas, tais como outros tipos de cirurgia cerebral, quimioterapia e radioterapia. “Os alvos de radiação altamente precisos dentro do cérebro são planejados pelo cirurgião com base em imagens, tais como tomografia computadorizada, ressonância magnética, e angiografia do cérebro. A radiação é aplicada vindo de uma origem externa, sob orientação mecânica precisa por um equipamento especializado. Muitos feixes são dirigidos e centralizados na lesão intracraniana a ser tratada. Desta forma, os tecidos saudáveis ao redor da área-alvo são preservados”, relata.

Vladimir esclarece que são os exames de imagem que orientam a quantidade de radiação necessária para tratar cada caso, o que é feito por um especialista em física médica, que se baseará em cálculos complexos. “Não se pode errar, porque a radiação pode paralisar aquela região”, avisa, acrescentando que, para não ocorrer erros, utiliza-se um equipamento chamado anel esterotáxico, que é fixado no crânio do paciente, com anestesia local.

COMO FUNCIONA

A aplicação demora de 40 minutos a uma hora e a radiação vai destruir o DNA da célula tumoral. “No momento em que o tumor se duplicará, o DNA está alterado, o que faz com que ela morra e seja absorvida pelo organismo”, afirma, lembrando que, justamente por isso não é um tratamento rápido e que pode demorar algumas semanas, meses e às vezes, até anos para que o tumor desapareça. “Por exemplo, em casos de metástases cerebrais de câncer de mama desaparece em poucas semanas com a radiocirurgia, porque as células duplicam rapidamente. Já os tumores benignos duplicam muito devagarzinho, por isso, às vezes, eles nem desaparecem por completo, mas param de crescer”, compara.

De acordo com o neurocirurgião, a tolerância à radiação é individual. “Às vezes, a gente acha que o cérebro suportará aquela dose e não suporta e aí o cérebro começa a inchar e a pessoa começa a perder alguma função neurológica”, alerta. No entanto, como a técnica é aplicada sempre dentro de um padrão de segurança, a chance deste problema acontecer é de 1 em cada 300 casos. “Outra vantagem da radiocirurgia é que é um procedimento ambulatorial, quer dizer, o paciente chega na clínica de manhã, faz o procedimento e final da tarde ele já vai embora. Se quiser, no outro dia já pode retomar a rotina normalmente”, garante. “Não exige repouso, não tem risco de sangramento, de infecção, não é preciso retirar os pontos. Os riscos da radiocirurgia existem, mas são infinitamente menores, já que não tem corte”, compara. “Mas é um tratamento que veio para complementar, não é que um vá substituir outro. Tem situações em que o ideal é a cirurgia mesmo”, contrapõe.

Assim, a cirurgia convencional é mais indicada quando o tumor está muito grande, ou mesmo sendo pequeno, atingiu uma área do cérebro importante e está provocando muitos sintomas. “ A radiocirurgia é um tratamento de primeira escolha em tumores pequenos, abaixo de três centímetros, para aqueles casos que não estão muito sintomáticos ainda e naqueles tumores que estão localizados numa área que, para se chegar até eles há o risco de causar alguma lesão irreversível”. Para estes casos, foi desenvolvida a técnica radiocirurgia fracionada, que além de tratar tumores maiores, é indicada para pacientes muito sensíveis à radiação.

Segundo ele, os avanços mais recentes da área, que ainda não chegaram no Brasil, são uma técnica em que não é necessária a colocação do anel esterotáxico no crânio e o uso da radiocirurgia para tratar outros tumores, como do pescoço e pulmão.

Jornal da Sociedade Goiana de Neurocirurgia, agosto de 2012.

2 comentários:

  1. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderExcluir
  2. Vc foi, é e sempre será um anjo que Deus colocou na minha vida. Eu te amo e te amarei pra sempre. Vc é muito especial pra mim.

    ResponderExcluir