quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vacinação é importante em todas as idades

Por  Ricardo Cunha, Médico sanitarista


O Programa Nacional de Imunização e as campanhas de imunização, promovidas anualmente, criaram em nosso meio a consciência coletiva da importância de vacinar as crianças, o que é extremamente positivo. Os pais, em geral, fazem questão de manter em dia o calendário vacinal de seus filhos durante o primeiro e o segundo ano de vida, mas, a partir daí, acabam relegando a um segundo plano os reforços das vacinas já aplicadas ou as novas vacinas, que são indicadas a partir do 2º ano de vida, recomendadas entre 4 a 6 anos e entre 10 e 15 anos de idade.

É importante ter a consciência de que a imunização feita nos primeiros anos da infância pode não garantir proteção por toda a vida. Essa é uma verdade que precisa ser conhecida não só pelos pais, mas também pelos adolescentes e adultos jovens, que se consideram completamente imunizados, nos primeiros anos de vida infância, contra várias doenças e praticamente ignoram a sequência do calendário vacinal. O fato de terem sido vacinados quando crianças não garante proteção contra todas as doenças por toda a vida, sendo que na adolescência e na primeira fase da idade adulta há uma grande exposição a riscos de infecções, por conta do início da atividade sexual, da maior ocorrência de viagens e de atividades em locais públicos, entre outros fatores.

Outra consideração importante é que, com uma grande cobertura vacinal de crianças, há um possível deslocamento do risco de infecções para faixas etárias maiores (adolescentes e adultos jovens). Ainda que repetitivo temos que conscientizar toda a população, de todas as faixas etárias, que a melhor forma de prevenir as doenças imunopreviníveis é a vacinação. Portanto, pessoas em todas as faixas etárias precisam buscar informações sobre a importância de se proteger contra doenças como Difteria/Tétano/Coqueluche; HPV; Hepatites e Varicela; Sarampo/Caxumba/Rubéola; Influenza, Meningites; Infecção pneumocócica e Febre Amarela e outras.

O ideal, para a proteção completa do núcleo familiar, é que todos estejam devidamente vacinados, desde as crianças, adolescentes, adultos e idosos. É um método fácil, rápido e com ótimo custo benefício para garantir um dia a dia mais saudável  e com maior qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário