quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Botox, preenchimentos e peelings são opções no combate ao envelhecimento

Foi-se o tempo em que as técnicas de rejuvenescimento restringiam-se às cirurgias plásticas convencionais. Atualmente a dermatologia dispõe de um arsenal de procedimentos que substituem, por algum tempo, o efeito bisturi
De acordo com PÉRICLES ANUAR BROCOS AUAD uma das substâncias bastante usadas nos preenchimentos é a gordura do próprio organismo
Há cerca de 30 anos iniciaram-se algumas mudanças no exercício da dermatologia. Até então os especialistas, que se ocupavam apenas de doenças de pele, começaram a realizar também procedimentos na área de estética e de rejuvenescimento. Quem fala sobre esse assunto é o dermatologista Péricles Anuar Brocos Auad, que aborda também a invasão desse terreno por médicos não devidamente capacitados.

Ele aproveita para delimitar a atuação da dermatologia e da cirurgia plástica. “Tem um espaço que pode ser comum entre as duas especialidades, mas tem um limite. Os procedimentos dermatológicos são mais para pessoas que não querem fazer uma cirurgia plástica ou querem adiar ao máximo a realização da mesma”, avalia.

De todos os procedimentos, Péricles Auad diz que os mais conhecidos e, talvez, os mais utilizados são o peeling e o botox. O peeling tem por objetivo a renovação da pele, podendo ser um peeling superficial, que retira só a camada mais superficial, no intuito de dar apenas uma melhorada na aparência, às vezes ajudar em algum tratamento de mancha, ou peelings mais profundos, para as rugas mais acentuadas. “Vai depender da idade, do que o paciente quer tratar”, informa. Assim, alguns peelings requerem anestesia geral, repouso de uma a duas semanas para que haja recuperação da pele. Outros mais superficiais causarão apenas descamação leve, não impedindo o paciente de seus afazeres cotidianos. O médico diz que eles são bastante utilizados também para tratar cicatrizes de acne, quando é necessário um peeling de médio para profundo para se obter um bom resultado.

O botox tem por objetivo tratar as rugas de expressão, aquelas que costumam aparecer no canto dos olhos, na testa e na região da glabela, entre as sobrancelhas, quando a pessoa faz alguma mímica facial. “A principal indicação do botox é para  amenizar essas rugas. A indicação é muito relativa, porque tem paciente de 40 anos que ainda não tem rugas acentuadas, ao passo que outras de 20 e poucos anos já começam a apresentar. Então, dos 20 anos em diante, de acordo com a manifestação dessas rugas de expressão, estaria indicado o botox”, afirma.

O dermatologista informa que o botox age paralisando os músculos faciais, por isso não se deve exagerar, para que não haja o risco do paciente ficar sem expressão. Segundo Péricles, uma das preocupações dos especialistas é justamente encontrar um meio termo para o botox, de amenizar as rugas sem tirar totalmente a expressão facial. “O paciente precisa estar consciente que a duração do botox é de quatro a seis meses, depois disso tem que fazer de novo. Se a pessoa mantém essa constância, de renovar o procedimento nesses períodos em que ele está acabando, a tendência é essas rugas levarem mais tempo para aparecer”, assegura.

Preenchimento facial
Já os preenchimentos visam tratar aquelas rugas em que, mesmo sem mímica facial aparecem os sulcos, ou seja, rugas de repouso, como o que vai do nariz ao canto da boca, denominado de sulco nasogeniano. De acordo com o especialista, existem várias opções de substâncias preenchedoras, sendo as mais usadas aquelas que mais se aproximam daquilo que o organismo perdeu. “O  ácido hialurônico, por exemplo, que é um componente do organismo, é o mais usado atualmente. Existe também o colágeno, mas ele era mais usado no começo da aplicação da técnica, hoje o ácido hialurônico é mais utilizado”, frisa.

Outro preenchedor muito usado é a gordura do próprio organismo. Quando se faz, por exemplo, uma lipoaspiração pode-se aproveitar aquela gordura para preencher os sulcos. Entretanto, a gordura costuma ser absorvida muito rápido, diz o médico, após três meses o organismo já absorveu grande parte, por isso a preferência pelos preenchedores, como o ácido hialurônico, com o qual a expectativa de duração vai dos seis meses a dois anos, dependendo da pele e da intensidade da ruga. O preenchimento é muito usado também para os lábios que, com a idade vão ficando mais finos, tanto pela flacidez quanto pela perda óssea odontológica. 

Existem também os preenchedores definitivos, dos quais o médico cita os metracrilatos, que são substâncias semelhantes ao silicone, estes não são autorizados para fins estéticos, e sim para perdas traumáticas de partes da pele ou para perdas acentuadas de sub-cutâneo provocadas por algumas patologias ou devido a medicações usadas para tratar certas patologias. No entanto, Péricles Auad chama a atenção para o fato de que o preenchimento definitivo é muito difícil retirar, então se a pessoa fica insatisfeita é uma complicação depois para corrigir, ao passo que os temporários, mesmo se ficarem em excesso, aos poucos serão absorvidos pelo organismo. Além disso, embora sejam raras, podem aparecer complicações a longo prazo, como inchaços e vermelhidão. Como são difíceis de serem retirados totalmente, a solução é  tratar com anti-inflamatórios e antibióticos. “Nós dermatologistas temos precaução quanto ao uso de preenchedores definitivos, porque, se acontece um trauma, por exemplo, ocorre um rompimento e aí acontecem as reações”, explica.

Os tratamentos à base de luz, de radiação, os lasers, estão cada vez mais evoluídos e também são bastante procurados. Os lasers visam, principalmente, estimular o colágeno, tratar manchas e acne. “O laser de CO 2, por exemplo, estimula o colágeno e pode ser usado como se fosse um peeling mais profundo, causando a renovação da pele”, destaca o dermatologista. Segundo ele, a luz pulsada é bastante utilizada para tratar manchas avermelhadas causadas pelo sol ao nível de pescoço e colo. Ele avisa que existem as contraindicações, como a gravidez, doenças autoimunes e doenças agravadas pela luz do sol.

Proteção e hidratação

Péricles Auad lembra que, até o início dos anos 80, não se dava valor ao uso de filtro solar e hoje ele  é o principal produto utilizado para a prevenção do envelhecimento da pele e do câncer de pele. Os cremes antirrugas também são válidos, já que ajudam a sintetizar e repor colágeno, mas nenhum é milagroso, a ponto de substituir algum desses procedimentos. “É preciso sempre desconfiar desses produtos que prometem resultados milagrosos. Os mais eficazes desses cremes são à base de ácido retinoico”, destaca.

Ele frisa que esses produtos, dependendo da tolerabilidade da pele, podem causar, ou não, alergias, ainda mais durante o período de clima seco, que é o período que mais favorece as  reações alérgicas. Além disso, quem usa esses cremes noturnos tem que tomar ainda mais cuidado com o sol e fazer sempre a reaplicação do filtro solar durante o dia. O mesmo ocorre com os produtos à base de hidroquinona, que é um clareador e também tem um potencial irritante, dependendo também da concentração do produto. Os cremes também ajudam a manter os resultados de outros procedimentos. É importante o uso de filtro solar e manter uma pele hidratada.

Hoje em dia até a isotretinoína, que é o melhor tratamento para acne, também é usado para rejuvenescimento, pelas mulheres principalmente e por pessoas de mais idade. “Claro que numa dose bem mais baixa do que se usa para tratar acne. É uma medicação com excelentes resultados, mas que só deve receitada por médico habilitado na área, após exames e recomendações adequadas, por ser medicação, que pode ocasionar más formações em fetos, se ingerida durante a gravidez”, alerta o dermatologista, acrescentando que a substância atua na glândula sebácea, diminuindo a secreção sebácea e também o tamanho dela, causando um ressecamento generalizado da pele, mas o rosto é que vai sentir mais, porque é a região mais rica em glândulas sebáceas.

Péricles Auad diz ainda que o procedimento a ser indicado dependerá da expectativa do paciente. “Às vezes, o paciente acha que, fazendo um pequeno procedimento, vai ter um resultado de três anos, ao passo que a perspectiva é de seis meses. Então, é preciso avaliar bem o que o paciente quer e informá-lo bem para que depois ele não saia frustrado com os resultados. Esse esclarecimento é bastante importante”, salienta, complementando que, muitas vezes, a pessoa acha que vai rejuvenescer demais, mas é impossível voltar a ter a pele que tinha quando da idade da adolescência e adulto jovem. “Devemos lembrar também que além do envelhecimento extrínseco, isto é, provocado pelo sol, estresse, cigarro, ritmo de vida, etc, cada um tem o envelhecimento intrínseco, ou seja, o que está ligado à genética, até então impossível de ser modificado”.

Assim, Péricles, reitera que os procedimentos vão melhorar a pele, a aparência, mas nunca vão substituir, por exemplo, uma cirurgia plástica, se o paciente apresentar excesso de flacidez. Por mais peeling, laser, preenchimento e botox que se faça, não vai dar o resultado de esticar. “São procedimentos que podem postergar uma indicação de uma cirurgia plástica ou para aqueles pacientes que não querem se submeter a uma cirurgia plástica, mas querem melhorar um pouco a aparência. A cirurgia plástica tem sua indicação. O lifting, por exemplo, que é o esticamento, é superior a qualquer um desses procedimentos”, conclui.

Revista Dermatologia em Goiás, agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário