sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tecniprom incentiva e estrutura o mercado goiano de eventos

Em 1989 surgia uma pequena empresa montadora de feiras de negócios, que hoje é uma das principais empresas brasileiras na área de eventos, atuando desde a captação do evento, até a montagem dos estandes

Iúre Barros dos Santos e Carlos Romeu de Oliveira Filho são os idealizadores da empresa que, desde a primeira edição do prêmio Mais Influentes do Turismo e Eventos em Goiás, ocupa a primeira posição na categoria Montadora, a Tecniprom. Lá, o slogan “Nosso Negócio é Evento” é seguido ao pé da letra e tem assegurado à empresa um crescimento contínuo, iniciado há 23 anos. “Eu e meu sócio Carlos Romeu trabalhávamos em outra empresa do mesmo setor e, à medida em que passamos a entender o mercado, percebemos que o setor de eventos, de promoção e organização, era maior que imaginávamos”, conta Iúre. “Na época trabalhávamos de uma forma empírica e o mercado ainda era incipiente”, completa. 

  Estrutura ainda não havia nenhuma, mas havia, sim, muita força de vontade. “Foi um lance de puro empreendedorismo, mas já começamos com o objetivo de fazer com que o mercado fosse um pouco mais profissional do que conhecíamos”, declara. E as duas últimas décadas comprovaram que o ideal de ambos era possível de ser concretizado. Hoje, a empresa é conhecida e inserida nacionalmente. Atua em nove estados brasileiros já tendo estruturado 1750 eventos nestes 23 anos.

Do pequeno escritório no Setor Marista – que ainda por cima era dividido com um amigo que possuía outro empreendimento – até a magnífica estrutura inaugurada em 2005 no Polo Empresarial de Aparecida, foram diversos obstáculos superados. “Começamos sabendo o que queríamos e o que gostaríamos de alcançar, sempre olhando para frente”, frisa. “Hoje temos uma área de 23 mil metros quadrados, um pavilhão para material de 5 mil metros quadrados e uma infraestrutura de mil metros quadrados para escritório. Já chegamos a ter quase 100 funcionários, hoje temos 60 pois estamos trabalhando em um modelo diferenciado que se adaptou ao mercado altamente competitivo”, enumera.


Iniciada como uma promotora de feiras, atualmente a Tecniprom atua em toda a cadeia produtiva de eventos, realizando desde o planejamento para captação do evento, até a execução final, que é a montagem dos estandes. E o ambiente de trabalho é uma das preocupações primordiais dos sócios, tanto é que muitos funcionários estão na Tecniprom há 20 anos. “Nós trabalhamos junto com nossa equipe, reconhecemos o serviço de nossos colaboradores. Acho que somos uma das poucas empresas que possuem um comitê. São cinco pessoas que tocam a empresa. A Tecniprom desde o início nunca foi uma empresa minha ou do Romeu, trabalhamos em equipe, com espírito de grupo. Já chegamos a montar 150 eventos por ano e é impossível conseguirmos sozinhos”, analisa Iúre. 

O fato é que, saindo do eixo Rio-São Paulo não existe outra estrutura como a da Tecniprom. Segundo Iúre, que entende como poucos do que faz, São Paulo possui as maiores empresas e atende 80% dos eventos nacionais, sobrando apenas 20% para os outros 24 estados. “A empresa mais velha do segmento, no Brasil, possui 54 anos. Nós estamos com 23. Por isso, ainda somos empresa bebê se comparada à outras empresas. Estamos na metade dos anos do mercado brasileiro em nosso segmento”, exemplifica. “Essa solidez e preocupação com o mercado nos fez crescer e conquistarmos espaço e credibilidade, buscando novidades sempre e passando um pouco de nossa experiência para melhorarmos o mercado”, complementa.

Por tudo isto, a Tecniprom é, pelo sétimo ano consecutivo, a campeã absoluta em sua área de atuação. “É um prêmio realmente importante para nós. A Tecniprom se sente lisonjeada por, mais uma vez, receber esta premiação. Quero parabenizar a organização desta premiação, pois é a única que mostra a força deste setor. São iniciativas como esta que fizeram com que o mercado chegasse onde chegou. Andamos muito no Brasil inteiro e não vemos uma iniciativa como esta fora de São Paulo. Existem outros prêmios mas não com esta característica especializada”, salienta Iúre.

Prêmio Mais Influentes no Turismo e Eventos em Goiás 2012  

Nenhum comentário:

Postar um comentário