sexta-feira, 22 de junho de 2012

A solidariedade como princípio

Embora seja uma escola particular, o Colégio Marista também contribui com a educação pública de qualidade, e esta é apenas uma das ações sociais desenvolvidas pela instituição
JEFFERSON LUIZ CLEMENTE DE OLIVEIRA: “Uma instituição Marista só tem sentido em existir por aqueles que têm mais necessidades"
O Colégio Marista, uma das mais conceituadas escolas de Goiânia, se destaca também por suas ações sociais, o que a fez ser ganhadora, mais uma vez, do prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012. “Para nós é uma honra fazer parte desse prêmio. Sabemos que existem diversas instituições de Goiânia que também fazem grandes trabalhos e é um orgulho para nós Maristas estarmos entre os mais lembrados”, pontua o diretor Jefferson Luiz Clemente de Oliveira.

Ele informa que o Colégio Marista desenvolve desde ações sociais internas com seus funcionários e alunos, até a disponibilização de hospitais e atendimento de saúde para atender aos menos favorecidos economicamente. “Para as ações internas do Colégio, nós temos dois grandes parceiros. Um deles é a Casa de Apoio São Luiz, instituição filantrópica para recuperação de portadores de câncer. Uma ação nobre da família dos cantores Leandro e Leonardo. A casa acolhe o paciente e a família no período do tratamento em Goiânia. Como toda instituição filantrópica, em tempos de dificuldades financeiras, precisam de parceria e nós, Colégio Marista, somos parceiros.”, comenta.

A escola apoia ainda um trabalho de combate às drogas, em parceria com o Núcleo Comunidade Terapêutica Maria de Nazaré, administrada pela Associação Servos de Deus. “Eles trabalham na recuperação de dependentes químicos, do álcool às drogas. Em visita recente com todos os educadores percebemos que o início normalmente é no álcool, mas o mais devastador é o crack, porque é barato e de fácil acesso”, analisa Jefferson.

Outro ponto destacado pelo diretor são as campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene, que são encaminhados para outras instituições solidárias. Ele frisa que, praticamente desde o seu surgimento, a festa junina é voltada à solidariedade, já que o ingresso para o evento pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível. “Nosso foco é que a família Marista possa contribuir com alimentos para quem precisa. Todo o trabalho feito na festa junina é voluntário, tudo para ajudar a quem precisa”.

Durante os Jogos Internos Marista também são feitas campanhas solidárias, sendo que a doação de material de limpeza, higiene pessoal e alimentos valem pontuação. Neste ano, foram arrecadados 759 litros de produtos de limpeza, mais de 890 kits de higiene bucal e  2.483 quilos de alimentos não perecíveis.

Ações semelhantes são desenvolvidas no Dia das Mães, Dia dos Pais, eventos com os Educadores, Semana da Criança, Semana Champagnat, quando é homenageado o fundador do Instituto Marista, o francês São Marcelino Champagnat. Paralelo a estes trabalhos, o Colégio Marista auxilia algumas creches e CEMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil de Goiânia, que têm ligação com professores da instituição.

Atuação nacional
“Estas são as ações locais”, salienta Jefferson, frisando que a instituição Marista tem obras sociais em todo o Brasil. “O Colégio Marista de Goiânia pertence ao Grupo Marista que abrange a 16 escolas e 25 obras sociais, divididos em centros sociais e escolas sociais formais. Estas, atendendo continuamente a aproximadamente 16 mil crianças e jovens em promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes.

Como vocês podem perceber, o Instituto Marista possui mais obras sociais do que escolas”, assegura.
Todos os recursos são oriundos dos Colégios Maristas particulares. No caso dos centros sociais, o atendimento é feito às crianças regularmente matriculadas nas escolas formais públicas e que frequentam as obras Maristas em outro turno para diversas atividades cognitivas. Além de escolas e obras sociais o Grupo Marista atua na comunicação, editoração gráfica, saúde e no ensino superior (PUC/PR). Na área da saúde temos seis hospitais que atendem com padrão de primeiro mundo convênios públicos e no ensino superior temos diversas ações sociais da Pontifícia em parceria com diversas instituições.

Outra ação vinculada às ações de assistência social são as bolsas de estudo. Jefferson explica que “para serem atendidas, as famílias nos procuram e dão entrada a um processo de solicitação de bolsa por assistência social. Participam de uma entrevista e em seguida recebem visita de uma assistente social e, a partir do parecer da assistente, e do número de pedidos que temos, começamos a atender a demanda.”, informa. De acordo com ele, existe um percentual reservado para as solicitações oriundas da assistência social. Nesse processo as famílias são atendidos com meia bolsa ou bolsa integral. “Uma instituição Marista só tem sentido em existir por aqueles que têm mais necessidades. O nosso fundador nos pediu atenção especial para os mais pobres, que possuem uma necessidade social e econômica maior do que o restante da sociedade. A ação social está no cerne das nossas ações. Para nós Maristas a ação social não são ações de marketing, mas sim, um compromisso com a sociedade, por um mundo mais sustentável, justo e solidário.”, conclui.


Prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário