sexta-feira, 22 de junho de 2012

Artesanal: projetos abrangentes

Responsabilidade social, cultural e histórica. Estes são princípios basilares da atuação da Farmácia Artesanal, que mais uma vez é uma das três farmácias mais lembradas no Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás
A Farmácia Artesanal comemorou três décadas de existência no ano passado e sua atuação em diversos setores da sociedade goiana mostra que este foi um tempo bem aproveitado na realização de ações que promovam saúde e qualidade de vida. Esta é a razão dela ser uma das mais lembradas na categoria Farmácia no prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012. “Para a Farmácia Artesanal, ser uma empresa social e ambientalmente responsável não é apenas um diferencial, mas um dever de toda organização”, afirma a farmacêutica Naiana Mina Barros Tokarski, gerente de gestão de pessoas da empresa.

Uma das novidades, implantadas este ano, foi o projeto Café, Saúde e Música que ocorreu sempre aos sábados, em esquema de revezamento entre as oito lojas da rede, com o objetivo de oferecer aos clientes um café-da-manhã saudável e música ao vivo enquanto cuidam da saúde. São oferecidos gratuitamente os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e avaliação nutricional durante toda a manhã.

Naiana conta que são realizadas, periodicamente, palestras gratuitas e educativas sobre temas variados relativos à saúde no Auditório do Centro de Pesquisa e Tecnologia Farmacêutica da Artesanal. Neste âmbito, existe também o Programa Educação e Saúde nas escolas, por meio do qual são levados conhecimentos também a estabelecimentos de ensino públicos e particulares, com o objetivo de ensinar o mais cedo possível medidas de prevenção, colaborando para uma vida saudável desde a infância.

A empresa desenvolve ainda ações na área de responsabilidade ambiental. Uma delas acontece há mais de 18 anos, patrocinando o Projeto Araguaia, que é uma campanha voltada à preservação ambiental do Rio Araguaia, uma  iniciativa da Organização Jaime Câmara, que visa conscientizar os turistas sobre a importância de manter as praias e o rio sempre limpos. Além disso, na temporada do Araguaia, em julho, os clientes da Farmácia Artesanal recebem um folder com as principais dicas de proteção para saúde e também de cuidados com a natureza.

E como o pioneirismo sempre fez parte da trajetória da Farmácia Artesanal, desde 2011 ela é um ponto de coleta de medicamentos. Todas as unidades da rede, tanto em Goiânia e em Anápolis, estão recolhendo medicamentos vencidos ou que não estão mais sendo utilizados pelo paciente. Isso também vale para frascos e embalagens. O descarte de medicamentos vencidos ou inutilizados não pode ser realizado diretamente no lixo comum, no vaso sanitário ou no esgoto, porque eles podem causar, dentre diversos danos, a contaminação do solo e da água. Por isso, depois de recolher os resíduos, a Farmácia Artesanal realiza a reciclagem ou a destinação de forma correta e segura, sem prejudicar o meio ambiente.

O grande diferencial da Farmácia Artesanal, diz Naiana, é que além de manter o compromisso de oferecer aos goianos o que há de melhor no segmento de manipulação de medicamentos, cosméticos, produtos naturais e suplementos nutricionais, nestes 30 anos de atuação tem sido feito um trabalho contínuo e altíssimo investimento no ser humano. “Nas áreas de treinamento e capacitação profissional e gerencial, temos alcançado índices superiores a empresas de primeiro mundo. Além disso, o Centro de Pesquisa e Tecnologia Farmacêutica da Artesanal é uma evolução na relação médico-farmacêutico na busca de inovações”.

Patrimônio histórico
A empresa encarou também o desafio de contribuir para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado. Por isso, nesse ano a Farmácia Artesanal investiu na recuperação do edifício Art Déco que abriga uma das lojas da rede, localizada na Rua 4 esquina com a Rua 7, no Setor Central. Cada detalhe da construção foi preservado ou reparado de acordo com suas características originais. Agora, quem passa pelo endereço será levado de volta ao cenário capturado nas primeiras fotos da capital projetada em 1933 por Atílio Correa Lima.

O sobrado que abriga a loja da Farmácia Artesanal teve sua fachada totalmente recuperada, por meio do resgate e da recomposição dos elementos Art Déco originais, identificados por meio de uma minuciosa pesquisa histórica. Uma das referências foram fotos que retratam farmácias nos anos 1940 e prédios nos primeiros anos da capital.“Quem caminha pelo Centro não tem ideia da preciosidade Art Déco ainda encoberta por painéis. Esperamos que essa iniciativa encoraje outras empresas a fazer o mesmo”, afirma Evandro Tokarski, diretor geral da Farmácia Artesanal. Goiânia guarda hoje um dos mais significativos acervos de Art Déco do Brasil.

A fachada do edifício estava encoberta por uma estrutura metálica, que camuflava todas as suas características Art Déco ainda preservadas. Por isso, a primeira intervenção foi a retirada do painel. Depois, foi um feito um trabalho de recuperação e valorização dos traços do estilo arquitetônico. Elementos que não faziam parte da estrutura original do edifício, como grades das janelas, também foram retirados.

A proposta de recuperação arquitetônica incluiu também a requalificação da calçada e a estratégia de sinalização da fachada. “Escolhemos letreiros de dimensões reduzidas de forma a preservar a visualização do imóvel e a contribuir com a limpeza visual da cidade”, explica a arquiteta Janaína de Castro, responsável pelo projeto. Ela já acompanhou outras obras do tipo desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Fomos motivados pela real necessidade que existe na área de preservação da história da capital goiana e pelo desejo de disponibilizar esse patrimônio para a comunidade em geral”, destaca Evandro Tokarski.

Prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário