quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lado a lado com a natureza e com o ser humano

Cristal Alimentos desenvolve projetos filantrópicos que visam erradicar com o fome da comunidade e promover o bem estar dos colaboradores. Além disso, estimula projetos ambientais que favorecem o desenvolvimento sustentável

A Cristal Alimentos, ao trabalhar com ética e transparência nos negócios, princípios fundamentais para a construção de um futuro sustentável, valoriza sempre o ser humano e, por isso, visa à implementação da sustentabilidade conciliando negócios, sociedade e meio ambiente. E é por esta valorização à vida e pelo compromisso com a natureza que a empresa conquistou o prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012 na categoria Alimentos. “Estamos orgulhosos com esta premiação. Nosso objetivo é estar lado a lado com a comunidade e colaboradores sempre em busca de melhorias na vida daqueles que integram a família Cristal Alimentos”, analisa o proprietário Waldir Madalena.

Há 55 anos no mercado alimentício goiano, a Cristal Alimentos se preocupa com o bem-estar social, e apoia dezenas de projetos de filantropia visando à construção de uma sociedade melhor. “O nosso objetivo principal é a erradicação da fome”, explica Waldir. Segundo ele, as doações independem de religião e para que chegue a quem mais precisa, são feitas por meio de entidades representativas.  O principal meio de cooperação usada pela empresa é a doação de alimentos às instituições que desenvolvem trabalhos junto a crianças, idosos, índios, dependentes químicos e pessoas carentes. “A filantropia é uma forma de compartilhar as nossas conquistas e realizações com aqueles que mais precisam; alcançamos esse objetivo em cada pessoa beneficiada, em cada lar que entramos proporcionando uma percepção de vida melhor”, qualifica.

As ações socioeducativas começam dentro da própria empresa. Segundo Waldir, o maior patrimônio da Cristal Alimentos são seus colaboradores. “Todos passam pelo treinamento que a empresa oferece, recebendo informações sobre os direitos trabalhistas, programas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade de produção”, ressalta. Os funcionários possuem acesso a consultório odontológico, médico e enfermaria, sala de jogos, restaurante e ginástica laboral. A empresa ainda dispõe um campo de futebol para o lazer dos colaboradores. Mensalmente é feita a comemoração dos aniversariantes, com festa e sorteios de brindes em parceria com o SESI Aparecida.

Uma das grandes ações internas da Cristal Alimentos é o Projeto Sonho, que acontece todo fim de ano. Nele, os colaboradores respondem à pergunta-chave “Qual é o seu Sonho?”, e os desejos mais sinceros de reformas de casas, viagens para visitar parentes, cirurgias, bolsas universitárias saem concretizados. “O Projeto Sonho ainda contempla o colaborador que completa 30 anos de dedicação à empresa com um carro zero”, lista Waldir.

Amigos da natureza

A preocupação com o meio ambiente é nítida nas ações socioambentais da Cristal Alimentos. “Buscamos soluções inteligentes que fortaleçam atividade comercial sem prejudicar os ecossistemas”, analisa Waldir. Em todo o processo de beneficiamento do arroz há rigorosa preocupação com o meio ambiente. O pó do processamento é aspirado constantemente por máquinas potentes (filtros mangas) e uma caixa de decantação trata os poucos resíduos (farelo e palha\casca) que porventura são carregados no período de chuvas. Segundo Waldir, esses resíduos do processamento são vendidos para as indústrias que deles se utilizam para a fabricação de subprodutos.  “Isso também ocorre com o óleo queimado da frota de caminhões. O papelão, o papel e o plástico acumulado são todos comercializados para empresas de reciclagens”, conta.
A Cristal Alimentos possui uma área de vegetação nativa, além da área de 50m às margens do córrego Grande Rio, estabelecida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). A empresa já realizou processo de reflorestamento no local, em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, e ainda está previsto o plantio de mais de duas mil mudas de árvores nativas.

Reconhecimento
Pelo segundo ano consecutivo, a Cristal Alimentos se destacou nos Mais Admirados em Responsabilidade Social. Além desta premiação, a empresa já liderou os Mais Admirados da Gastronomia,  Prêmio Meeting Annual de Empresas e Profissionais, Fornecedor do ano, Carrinho de Ouro, dentre outros. Em disputas internacionais, a empresa conquistou o Troféu Latino Americano a la Tradición de Calidad, Troféu Master International Trophy, International Award for Food and Beverages, Prêmio Qualidade Brasil, Golden Award for the Best Trade Name e o Prêmio Prestige and Tradition.


Prêmio Mais admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário