quinta-feira, 21 de junho de 2012

Consciente Construtora: consciente no nome e nas ações

A Consciente se preocupa tanto com seus colaboradores quanto com a comunidade como um todo. E, por isso, é destaque, novamente, na segunda edição do prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social de Goiás


A Consciente Construtora e Incorporadora tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado, tanto na economia, quanto no âmbito da responsabilidade social. A empresa é, pelo segundo ano consecutivo, destaque na categoria Construtora do prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012. Essa realidade se deve muito à visão do fundador e presidente da empresa, o engenheiro Ilézio Inácio Ferreira que considera que uma empresa responsável deve ter uma boa relação com a comunidade, tanto no sentido social, quanto no sentido ambiental, que se traduz em uma relação de comprometimento com a sociedade na qual está inserida. “Nós temos tido uma relação intensa nesse contexto e é muito bom quando temos um reconhecimento como esse ao trabalho da nossa equipe”, agradece.

Para ele, as iniciativas de cunho social são sempre louváveis, pois fazem com que o empresário se sinta mais estimulado para o trabalho. “Dentro dos projetos nós sempre colocamos o nosso colaborador em primeiro lugar, porque entendemos que tudo aquilo que for feito em seu benefício e tiver o devido acompanhamento será revertido para a própria empresa”, declara.
Como exemplo, ele conta que foi inaugurada, recentemente, uma academia dentro de um canteiro de obras. “Dificilmente o colaborador tem ânimo para sair do trabalho, chegar tarde em casa e ainda praticar exercícios. Pensando nisso, lançamos o projeto da academia, como forma de estimular e promover a vida saudável dos nossos funcionários”, completa.

O filho de Ilézio, Felipe Inácio Alvarenga, é o coordenador da área de Responsabilidade Social da Consciente e o principal idealizador de projetos que contribuem com a qualidade de vida dos colaboradores, bem como de projetos que beneficiam comunidades menos favorecidas economicamente. Na empresa, ele cita o curso de informática para colaboradores e cursos no ensino formal que acontecem em parceria com o Sesi. “Fazemos esse trabalho conjunto há três anos, no ano passado seis funcionários concluíram o Ensino Fundamental, após três anos de estudo. Neste semestre, pela primeira vez, montamos uma turma do sexto ano com 19 participantes”. O coordenador acrescenta que a empresa tem também uma parceria com o Senai, oferecendo  cursos de pedreiro, carpinteiro , encanador, dentre outros cursos ligados a construção civil.

“Quando acaba o expediente é muito bonito de se ver. Tem gente que sai do trabalho e vai para a academia, ou para o curso profissionalizante, ou para alfabetização e isso tudo lá no canteiro de obras”, diz a supervisora de Comunicação da Consciente, Juliane Souto. Ilézio frisa que a grande diferença é que na Consciente existe uma política que incentiva o crescimento profissional de cada colaborador. “O servente que se desenvolve bem no trabalho, pode fazer um curso para se tornar pedreiro no próprio canteiro de obras. Além de melhorarmos nossa mão de obra, conseguimos oferecer ao colaborador melhor condição de vida, no caso acima, por exemplo, o salário deste funcionário vai aumentar 100%”, explica.

Por isso, a empresa conta com funcionários que estão lá há décadas. Um deles é o gerente Administrativo / Financeiro Marcos Alves, que começou como auxiliar de escritório há 29 anos. “Eu cresci junto com a Consciente. A empresa investiu no meu crescimento profissional e pessoal. Sem esse apoio eu não seria nada. Tudo o que tenho conquistei por causa da Consciente”, reconhece. Outro é o engenheiro Luís Adriano, que antes era mestre de obras. “No início de 2005, tive total apoio financeiro e intelectual da Consciente para voltar a estudar. Retomei meus estudos depois de 18 anos fora da sala de aula, hoje sinto-me realizado na minha profissão de engenheiro graças à Consciente”, destaca.

Para Ilézio, o temor de se perder um bom funcionário não pode existir em uma empresa responsável, que preza pelo bem estar de seus colaboradores. “Se a empresa é boa, tem uma boa política de relacionamento com seu colaborador e dá oportunidade para ele crescer, dificilmente ela perde um bom colaborador”, ensina.

Calçada Consciente
Em 2010, a empresa lançou a Calçada Consciente, projeto elaborado de acordo com parâmetros de acessibilidade, trazendo a solução para a impermeabilização constante do solo urbano e arborização da cidade. Composta por valas de filtração, ela direciona a água para poços de infiltração. Nas chamadas bocas de lobo são colocadas grelhas chumbadas no asfalto, que retém os detritos maiores e desta vai para uma caixa de retenção de outras sujeiras, permitindo que a água saia por cima e caia na galeria pluvial. Na superfície o espaço público recebe marcações, diâmetros e níveis que respeitam o cadeirante, deficiente físico, ou a mãe, que precisa transitar com o carrinho do filho. No âmbito ambiental, são plantadas mudas de espécies nativas do cerrado.

A Calçada Consciente é um projeto que recebeu vários prêmios, inclusive foi apresentado em um Fórum do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) realizado na Colômbia. Em 2011 o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, manifestou interesse em criar um projeto de lei oferecendo incentivo às construtoras, para que todas construam em seus empreendimentos o modelo da Calçada Consciente. Esse projeto de lei deve ser enviado ainda neste semestre a Câmara dos Vereadores.
Outro ponto de destaque são os investimentos em cultura e esporte que estão sendo feitos desde o final de 2011. “Se mostrar para você a programação de eventos culturais que estamos patrocinando, você vai me perguntar se eu não vou fazer mais obras”, brinca o presidente da Consciente.

Em parceria com a UFG e com a produtora cultural 'A Construtora', estão programadas diversas atividades em comemoração aos 30 anos da empresa, que foram iniciadas em março. “Além da extensa agenda de show, patrocinamos uma exposição de artistas goianos e um campeonato de skate em varias escolas da capital. Nesse último projeto vamos arrecadar alimentos para doar aos colaboradores das obras”, elenca Felipe, grande entusiasta de tudo que simbolize dedicação ao próximo.

Já é muito, mas a Consciente não para por aí. A empresa também faz parte do grupo 'Nós Podemos Goiás', que reúne empresas e profissionais ligados a responsabilidade empresarial, em busca de soluções para os Objetivos do Milênio (ODM), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário