quarta-feira, 13 de junho de 2012

Há mais de tres décadas promovendo o turismo

José Guilherme Schwam veio morar em Goiânia em 19 de abril de 1977. No final da década seguinte, já era conhecido e respeitado por seu trabalho na área de turismo. Com a criação do programa Pelos Bares da Vida, em 1993, sua atuação evoluiu e se consolidou
Desde o primeiro programa, exibido no Papillon Hotel e tendo como atração a dupla Vira e Mexe, já foram mais de 978 programas Pelos Bares da Vida, promovendo o turismo, a gastronomia e as personalidades de Goiás. O programa surgiu da cabeça de José Guilherme Schwam, de família judaico-austríaca, que já perambulou por várias cidades brasileiras até fincar raízes em Goiânia em 1997  e concretizar seu grande projeto, o Pelos Bares da Vida, que é, mais uma vez, o Mais Influente do Turismo e Eventos em Goiás 2012, na categoria Programa de TV, bem como seu criador um dos mais citados na categoria Profissional do Turismo.

Prova deste destaque é que José Guilherme Schwam, em março de 2001, recebeu o prêmio Golden Helm, outorgado pelo senado alemão, que é uma espécie de Oscar do turismo no mundo. E por falar em prêmios, José Guilherme recebe, desde 2002, o Prêmio Qualidade Brasil, composto por Troféu e diploma, outorgados pela International Quality Service. A empresa radicada há 35 anos no Brasil, promove anualmente uma extensa pesquisa para encontrar as pessoas que mais se destacam nos diversos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços.

Outra ação relevante na área do turismo foi a criação do Guia Gastronômico Grande Goiânia, lançado há 13 anos, abrangendo restaurantes de comida goiana, mineira, nordestina, árabe, portuguesa, japonesa, francesa, italiana e também casas que servem açaí, frutos do mar, grelhados e fast foods. Além disso, o guia traz informações sobre indústrias de alimentos, buffets, empórios, espaços para eventos, supermercados e hotéis. Para os turistas é uma sugestão excelente de roteiro gastronômico e ainda vem com um mapa que mostra a localização exata de cada restaurante.

EM FAVOR DO TURISMO GOIANO
Conhecido por seu envolvimento com o turismo, foi convidado para ser secretário de Turismo do Prefeito Nion Albernaz, em 1989. E depois novamente em 1997, com a volta de Nion para a prefeitura. José Guilherme, que nunca foi político nem filiado a nenhum partido, aceitou por achar que poderia fazer algo de bom para a cidade. E foi criada em sua gestão à frente da secretária a Feira do Doce, do Mel e da Natureza, a maior feira de artesanato de Goiânia, hoje se chama Feira do Sol totalmente descaracterizada. Foi criado, também, o balcão de informações turísticas do Aeroporto Santa Genoveva e uma fita de vídeo para divulgar a cidade em feiras e eventos em outros Estados. Além de ter implantado o Teletur (hoje extinto) e as três apresentações do Balonismo de saudosa memória.

Também trouxe para a cidade, por meio da Prefeitura de Goiânia, as duas apresentações da Orquestra Sinfônica de São Paulo, na época dirigida pelo Maestro Diogo Pacheco. Sem falar nas apresentações da Esquadrilha da Fumaça que se tornaram atrações dos aniversários da nossa capital.

José Guilherme Schwam também é responsável pela fundação do Skal Goiás, o que ocorreu no final da década de 90, tendo sido seu primeiro presidente. Skal é uma sociedade que congrega os profissionais do turismo, ramificada pelo mundo inteiro e representada por agremiações em 480 cidades em todo o planeta. Tudo começou em 1932, quando alguns representantes de agências de viagens de Paris visitaram a Escandinávia e estabeleceram laços de amizade com empresários do ramo de lá.

Ao retornar, os representantes enviaram telegramas de agradecimento assinados “Skal”, que significa saúde, amizade, longa vida e felicidade no idioma sueco. No mês seguinte foi convocada uma reunião dos participantes para um almoço em Paris e ficou decidido que formariam uma agremiação. Quando os membros foram brindar, dizendo Skal, ficou decidido que esta palavra seria o nome da nova agremiação. O Skal utiliza o turismo internacional para estimular a compreensão entre os povos, consolidando a amizade e a solidariedade entre os profissionais do turismo.

Tomou posse, no final de 2011, como presidente de Honra do Goiânia Convention & Visitors Bureau, a quem ajuda a fundar em 1999. É ainda diretor da ABEOC de Goiás, diretor da ACIEG, Secretário Geral do Fórum Estadual de Turismo do Estado de Goiás e mais uma série de outros cargos nas mais diversas entidades de Goiás. E como José Guilherme não consegue ficar parado, lançou, em 2008, o programa “Almoçando com os Amigos” ao vivo, pela NET Goiânia e em tempo real, pelo portal baresdavida.com.br , pela internet para o mundo inteiro das 12:00 as 14:00 horas.

Esse programa logo se tornou uma verdadeira coqueluche da televisão regional. Leve, descontraído, com um real festival gastronômico saboreado semanalmente por ele e seus convidados. No ano seguinte lançou outro programa televisivo para “vender” o turismo goiano. Trata-se de “Turismo Goiás”, oferecendo diversas e atrativas opções do rico Turismo do “Coração do Brasil”. Não é sem razão que esse paulistano de nascimento,  goianiense e goiano por decreto, tornou-se o Embaixador do Turismo de Goiás no Brasil e no Mundo.

Prêmio Mais Influentes do Turismo e Eventos em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário