quarta-feira, 27 de junho de 2012

Há 30 anos incentivando a sustentabilidade

A visão de desenvolvimento sustentável do Instituto Flamboyant está apoiada nos conceitos socioeconômico e ambiental e se concretiza em diversificados projetos promovidos em parceria com o shopping

O Flamboyant Shopping Center investe desde a sua fundação, há 30 anos, no apoio e realização de projetos de responsabilidade social que permeiam áreas culturais, de saúde, geração de renda, educação e meio ambiente. Este compromisso tem ganhado uma visibilidade cada vez maior desde a criação do Instituto Flamboyant, em 2004. A organização de investimento social privado recebe recursos voluntários do Grupo Flamboyant para aplicação em ações socioeducativas com objetivo de planejar, implantar, manter e avaliar projetos que buscam o bem da comunidade.

Uma das primeiras organizações do país instituídas por um shopping para atuar junto à comunidade, colaboradores internos e seus familiares, o Instituto visa o desenvolvimento sustentável apoiado no conceito socioeconômico e ambiental. Ali, são monitorados diversos projetos que juntos conquistaram o público e garantiram ao Flamboyant o prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012 na categoria Shopping. “Este reconhecimento nos motiva a desenvolver mais projetos que transformem a vida da sociedade. Trabalharemos sempre com compromisso e seriedade para estas questões sociais que fazem parte dos valores da própria idealização do shopping”, alegra-se Alessandra Louza Rezende diretora administrativa do grupo Flamboyant e diretora executiva do Instituto Flamboyant.

As ações começam dentro da própria estrutura do shopping.  Entre os projetos realizados internamente estão o monitoramento do ar condicionado, o impacto gerado pelo esgoto e ainda a aquisição de produtos e equipamentos que ajudem a reduzir o consumo de energia, de recursos naturais e otimização da água potável. Com o intuito de promover as ações da comunidade, o Shopping Flamboyant abriu um estande, dentro do próprio centro de compras, para que as entidades do terceiro setor possam expor durante 10 dias os seus trabalhos. “Esta foi uma das primeiras ações do grupo. Disponibilizar este espaço é uma forma de estarmos sempre unidos com as entidades que representam a comunidade”, explica Alessandra.

Outro grande projeto social do grupo é a Tecelagem, ação desenvolvida para gerar renda às mulheres do entorno. Alessandra explica que são manufaturadas bolsas e tapetes com restos de retalhos. “As mulheres aprendem a manusear os teares e toda  renda é destinada a elas e suas famílias”, detalha. Há ainda o Tecelagem Itinerante que vai até as mulheres de áreas necessitadas.

Na área cultural, o Instituto desenvolve o Art-Cidadania em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Anualmente, são realizadas uma série de oficinas e cursos gratuitos voltadas para a área de cultura e arte. Por meio do Empreender Art-Cidadania as entidades se unem para promover a formação e aperfeiçoamento de pessoas, proporcionando a inclusão e possibilidade de geração de renda.

Educação Ambiental
Para a sustentabilidade do meio ambiente e propagação de uma cultura ambientalmente responsável, o Grupo Flamboyant investe continuamente em projetos com foco em educação. Entre estas ações destaca-se a Semana do Meio Ambiente com atividades para colaboradores e seus familiares, lojistas e clientes do centro de compras. Além de palestras, são criadas programações e estratégias para fomentar a prática ambiental.

Inserido neste contexto, está o projeto Eu Cuido, desenvolvido anualmente pelo Instituto com temas que inspirem a preservação da natureza. Segundo Alessandra, este ano o projeto retratou o modelo da Casa Sustentável. “Realizamos palestras que ajudam nossos colaboradores e visitantes a desenvolverem ações que priorizem o meio ambiente frente ao progresso econômico”, explica.

Ampliando o quadro de projetos ambientais, está o Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos (PGIRS) que trabalha com todos os público de interesse, tanto lojistas como colaboradores e sociedade. “É um trabalho de conscientização de como destinar os resíduos sólidos gerados pelo próprio shopping”, finaliza Alessandra.

Prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012.

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