quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cifarma aposta no desenvolvimento sustentável para alcançar o crescimento

Indústria farmacêutica possui como principal preocupação o trabalho humanizado inserido no contexto social e ambiental

Instalada há sete anos no parque industrial de Goiânia, em uma área de 100 mil m², a indústria farmacêutica Cifarma atua no mercado goiano tendo como principal preocupação o trabalho de forma humanizada, para que todos os 600 funcionários possam desenvolver suas funções de forma integrada e inserida dentro do conceito de responsabilidade social e ambiental. É com este exemplo de proteção à natureza e cuidado com os funcionários que a Cifarma conquistou os Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012 na categoria Medicamentos. “É com grande alegria que recebemos este prêmio. O meio ambiente está ligado à qualidade de vida e é este viver bem que buscamos. Por isso, investimos em prevenção e ela tem que começar no ambiente em que você está inserido”, explica Sônia Silveira Braga, vice-presidente da Cifarma.

A intenção de poupar recursos renováveis está refletida no próprio projeto das instalações da Cifarma. A sede administrativa com três andares foi construída para que se pudesse utilizar o máximo de luz natural. Outra vantagem que o prédio inteligente favorece é o baixo consumo de ar-condicionado. “Em todas as seções, quando necessária, a ventilação é corrente, tornando o ambiente fresco”, explica Sônia Silveira.

O investimento sustentável vai muito além da economia de energia. O parque industrial possui uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE). Logo na entrada da fábrica é possível se observar o trabalho de tratamento dos dejetos antes de serem devolvidos para o meio ambiente. “Não adianta fabricar medicamentos e poluir a natureza. A Cifarma tem condições de crescer sem prejudicar o ecossistema, além de mitigar os danos ambientais, desenvolvendo atividades com sustentabilidade”, pondera a vice-presidente.

O reconhecimento pelo trabalho sustentável realizado pela Cifarma foi merecidamente conquistado. O ano de 2009 foi verde para a Cifarma, com duas certificações ambientais. O primeiro, por mérito de Sustentabilidade foi recebido em cerimônia realizada no Senado Federal em Brasília, pela parceria com o projeto Brasil Mata Viva. O segundo, foi recebido em novembro pela participação no Prêmio Goiás de Gestão Ambiental 2009, organizado pela FIEG e apoiado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SEMARH) e SEBRAE-GO.

Do verbo reciclar
 A ideia da Cifarma é utilizar o mínimo possível de recursos naturais para se evitar gastos. No parque industrial de Goiás — que opera as unidades de líquidos, semi-sólidos, líquidos estéreis, cosméticos e um área diferenciada para a fabricação de produtos hormonais, com destaque para os hormônios injetáveis — todos os funcionários estão conscientes de sua responsabilidade perante a preservação ambiental. Para sensibilizá-los, diversas ações são continuamente promovidas, mensalmente, na fábrica, para motivar mudanças no comportamento. O enfoque maior é dado durante a semana do Meio Ambiente, realizada, este ano, entre os dias 11 e 15 de junho.



Saúde da mulher
A preocupação com a saúde é a prioridade da Cifarma em suas duas unidades de fabricaçao – GO e MG. Há quatro anos, a Cifarma executa projetos sociais com foco no tratamento que prioriza a saúde da mulher. O projeto desenvolvido visa distribuir gratuitamente medicamentos, principalmente anticoncepcionais e repositores hormonais. Mensalmente os residentes e professores dos Hospitais das Clínicas, Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebem os medicamentos para prescreverem às pacientes. Nove mil mulheres já foram atendidas com o fornecimento gratuito de cerca de 12 mil unidades de medicamentos nas três unidades hospitalares. Para a empresa, a ação possibilita uma grande divulgação dos produtos junto à classe médica formanda (os residentes),  o que gera uma rede de confiança e credibilidade junto à marca.


Prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário