sexta-feira, 1 de junho de 2012

Envelhecimento e flacidez do pescoço podem ser evitados

Causa principal é o sol, já que é uma área que fica bastante exposta


O envelhecimento de qualquer área da pele pode surgir em decorrência dos seguintes fatores: idade, exposição ao sol sem proteção adequada, tabagismo, má alimentação e medicamentos usados para tratamento de algumas doenças como câncer e doenças autoimunes.
Estas informações são repassadas pela dermatologista Ana Néri Sampaio Figueiredo, que explica que o envelhecimento do pescoço é causado sobretudo pelo sol, já que é uma área que fica bastante exposta. “Ao avaliarmos o pescoço e o colo, podemos observar, neste caso, uma marca chamada “V do decote”, que demonstra a exposição e suas consequências: “Manchas escuras, manchas brancas, dilatação dos vasos (pequenas varizes) que deixam a pele avermelhada e a flacidez bem visualizada pela presença das rugas e uma textura fina e frágil”, descreve.

De acordo com ela, na mulher, o fator idade tem correlação com a baixa hormonal, sendo que após a menopausa esta influência é bem mais marcante. Portanto, a terapia de reposição hormonal pode evitar ou diminuir o ritmo do envelhecimento. “Notamos aqui a possibilidade do uso dos chamados “hormônios naturais”, a exemplo dos extraídos da soja (Isoflavona e outros) e da linhaça (óleo de linhaça)”, orienta.

Outro fator de grande importância é o uso cotidiano de proteção solar. “É preciso passar filtro solar pelo menos duas vezes ao dia, também no pescoço. Isto é de vital importância, pois o efeito nocivo do sol só se verifica a longo prazo”, frisa, acrescentando que ela é essencial em todos as idades e que a proteção mínima é com Fator de Proteção Solar 33. Ela ressalta que é preciso encontrar a formulação mais adequada para cada caso: gel ou gel creme para peles mais oleosas ou normais, creme ou loção para peles mais secas.

PREVENÇÃO
Ana Néri destaca que para uma prevenção e tratamentos efetivos é necessária uma limpeza adequada da região com o uso de sabonetes, sendo que para pessoas mais jovens o sabonete deve ser mais efetivo para retirar excesso de oleosidade e resíduos de poluição ou maquiagem, como os indicados para peles oleosas, inclusive com microesfoliantes leves, e diariamente. “A esfoliação ajuda numa limpeza adequada e a renovação de células mais envelhecidas da superfície da pele”, esclarece. Já pessoas de meia idade ou idosas devem usar sabonetes suaves e a esfoliação não deve ser diária.

A hidratação, que também deve ser diária, principalmente nas peles mais secas e danificadas pelo tempo, também é essencial. “Os hidratantes ter incluídos em sua formulação os filtros solares, o que torna mais prático o seu uso”, informa. Em seguida vem a nutrição, que deve ser feita com produtos que contenham vitamina C, vitamina E e derivados da soja, dentre outros antioxidantes. “Eles são muito úteis na prevenção e no tratamento. Podem ser usados por via oral e por via tópica, ou seja, nos cremes ou géis aplicados diretamente na pele”, aconselha.

Se as rugas e manchas já estiverem instaladas, o indicado pela especialista são os produtos e técnicas de rejuvenescimento e clareamento. “Produtos à base de ácido retinoico, hidoquinona e outros estarão presentes, porém como o uso é muito específico e cuidadoso, somente poderão ser usados com orientação e acompanhamento de um (a) médico (a) especialista”, pontua Ana Néri. Ela destaca que existem alguns recursos adicionais, utilizados em consultório para esta região, como laser, luz intensa pulsada, peelings químicos e físicos, como o peeling de cristal, peeling de diamante, dentre outros. “A pele, então, como um grande órgão do corpo, deve ser sempre bem cuidada, lembrando que o tempo não perdoa e que é sempre mais fácil e eficaz prevenir do que tratar”, reitera.

Revista Dermatologia em Goiás, maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário