segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como amenizar a aparência cansada dos olhos

Por Karina Pesquero | Dermatologista






As olheiras são caracterizadas por áreas escuras ao redor dos olhos. São um desafio estético ao dermatologista, pois os tratamentos tem resultados variados e apenas controlam temporariamente o problema. Devido à aparência de cansaço e tristeza que provocam, as olheiras determinam enorme impacto na qualidade de vida do paciente.

Sua principal causa é o maior depósito de pigmento ao redor dos olhos que na maioria das vezes é herdado geneticamente. A exposição solar excessiva pode levar ao aumento de produção
de melanina e, consequentemente, ao escurecimento local. Dentre outros fatores que agravam as olheiras podemos citar as dermatites alérgicas, fadiga crônica, falta de sono, abuso de drogas ou álcool, modificações da anatomia da face ao longo da vida e alterações da vascularização local.

Podemos afirmar então que as olheiras têm um componente pigmentar e vascular o que
explica variações na sua intensidade de acordo com as situações do nosso cotidiano. Quem nunca reparou a piora das olheiras quando não dorme bem ou chora muito? No arsenal terapêutico de olheiras temos desde medicações locais, como cremes a base de substâncias clareadoras ou que diminuem a congestão vascular local, até o uso de laser e luz pulsada e, mais recentemente, o
uso de preenchedores de ácido hialurônico.

Como vimos anteriormente, devido aos múltiplos fatores causais, somente o dermatologista pode avaliar esta região periorbital para indicar o tratamento mais adequado. A escolha do preenchimento como opção de tratamento é reservada para casos aonde observamos uma depressão mais pronunciada abaixo dos olhos o qual chamamos de sulco do canal lacrimal. Esta depressão no local forma uma sombra na face que aliada a transparência excessiva da pele nesta área pioram o aspecto das olheiras. Estas alterações se tornam mais evidentes a medida que envelhecemos.

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento seguro, pois trata-se de uma substância com baixo potencial de alergia ou rejeição, moldável e absorvido naturalmente pelo organismo após 1 ano a 1 ano e meio a depender do tipo de viscosidade utilizada. O procedimento é realizado com o auxílio de agulha ou de uma cânula, causando leve desconforto na hora, mas bem tolerável e rápido.

Se feito por dermatologista experiente, os resultados são satisfatórios e dão um aspecto mais jovial e descansado, pois diminui o sombreamento da região periorbital. Se as olheiras forem um grande incômodo, o primeiro passo antes de pensar em passar qualquer produto nesta região ou se submeter a algum procedimento neste local é procurar um dermatologista associado à Sociedade Brasileira
de Dermatologia.

Com estes profissionais habilitados pelo Conselho Regional de Medicina o paciente será bem avaliado e fará um procedimento com mais segurança na medida em que serão utilizados técnicas aprovadas e produtos de boa qualidade. É sempre bom lembrar que atualmente todos os tratamentos disponíveis para olheiras são temporários, pois ainda não podemos mudar nossas tendências genéticas. Novas alternativas de tratamento, desde que bem aplicadas, dão alto grau de satisfação ao paciente e melhoram nossa autoestima.

Revista Dermatologia em Goiás, maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário