sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quintadinha que se tornou franquia

Há 32 anos a Quitandinha Goiana descobriu a receita perfeita do pastel. Chegou em seguida ao Flamboyant Shopping Center como QG Pastéis e de lá para cá, o Grupo QG, empresa dirigida pela família Carvalho, é a marca mais lembrada na categoria pastéis em Goiás

O Grupo QG teve início em 1979, quando o casal Paulo Roberto e Maria Cristina Carvalho adquiriram a Quitandinha Goiana, uma microempresa especializada em quitandas, localizada no Setor Sul. Dois anos depois, com a inauguração do Flamboyant Shopping Center, nascia o QG Pastéis. E por essa história de mais de 30 anos de dedicação e luta que o QG é premiado no Mais Admirados da Gastronomia 2012, na categoria Pastéis.

Hoje toda a família Carvalho está envolvida no negócio: o pai, Paulo Roberto de Carvalho é o diretor Presidente do Grupo QG, já a mãe, Maria Cristina Carvalho, é a responsável pelo departamento de Recursos Humanos. Os filhos Guilherme Campos Carvalho coordena o departamento de Marketing e Expansão; Rafael Campos Carvalho é diretor de Operações; Lorena Pereira de Sousa é diretora de Qualidade, e Pedro Paulo Craveiro Carvalho atua como diretor Financeiro e Administrativo.

Quem conta a história de sucesso do Grupo QG é Guilherme: “Fomos uma das marcas que integraram o primeiro mix de lojistas do Flamboyant Shopping Center, em 1981. Estamos há mais de 30 anos no mercado, e durante 19 anos trabalhamos apenas com pastéis. Em 2000, começamos a oferecer a linha de grelhados e sanduíches, o que acrescentou uma vitalidade maior para a empresa que passou a oferecer todos os tipos de refeição, do almoço ao jantar. Com isso conseguimos aumentar o faturamento e o grupo criou fôlego para se expandir”, detalha.

O QG Jeitinho Caseiro surgiu em 2010, após um trabalho de branding, realizado por assessoria especializada. Hoje o QG Jeitinho Caseiro é a única rede de fast food do Brasil a ter linha de pastéis, grelhados, sanduíches e saladas em um mesmo espaço. Embora o pastel continue sendo o carro-chefe da empresa, Guilherme observa que a demanda pelo grelhado nas lojas vem crescendo muito. “O pastel e o grelhado representam praticamente o mesmo percentual nas vendas do QG.”, explica.

CRESCIMENTO VERTIGINOSO
Com o novo mix de produtos, há dois anos o QG entrou no ramo das franquias, cujo projeto de expansão foi desenvolvido com base na consultoria do Grupo Cherto, maior consultoria em franchising da América Latina. Atualmente, o QG Jeitinho Caseiro é formado por 17 unidades em operação, sendo 12 na grande Goiânia, além de lojas em Anápolis e Valparaíso (GO), Águas Claras e Ceilândia (DF) e em Palmas (TO). A rede conta com mais cinco lojas em fase de construção, com previsão para inauguração ainda em 2012, e pretende fechar o ano com 30 lojas inauguradas.

Segundo o diretor de Marketing, o diferencial da empresa é o sabor. “A formulação de todos os produtos é realizada artesanalmente. Pretendemos expandir o número de lojas nos próximos anos, mas sem perder o jeitinho caseiro, aquele sabor típico das receitas 'feitas pela vovó'. Esse é o nosso grande diferencial”, destaca Guilherme.

Guilherme credita à sua mãe, Dona Kiki, como é conhecida, o sucesso do empreendimento. “Se não fosse ela, hoje o QG não seria o que é. Os filhos possuem uma visão teórica, de faculdade e MBAs, mas não temos o sentimento que a Dona Kiki teve para o negócio. Ela é a alma, o coração da empresa, e meu pai é a razão. Hoje o modelo de gestão dos negócios já está no nosso DNA, mas se não fossem os dois, não teríamos todo esse sucesso”, enfatiza.

O reconhecimento do Grupo QG no mercado é fruto do empenho de toda a família. “Tivemos mais de 40% de votação dos jurados, o que significa que a lembrança da marca é grande. Fico feliz e emocionado de ter esse respaldo. Do ponto de vista de marketing significa que estamos no caminho certo”, comemora.

Prêmio Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2012.

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