segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dores musculares podem ser evitadas com a utilização de recurso visual

A vídeo análise de movimento, uma importante ferramenta da fisioterapia, é utilizada para avaliar e identificar alterações no movimento





Prevenção, tratamento de lesões e melhora do rendimento. É o que garante a vídeo análise de movimento, método de avaliação que permite visualizar e estudar os movimentos identificando alterações que possam acarretar lesões e diminuir o rendimento físico. Quem trouxe a novidade para Goiânia foram os fisioterapeutas Gercino Alves de Sousa Neto e Marco Antonio Basso Filho, ao fundar há cerca de dois anos, a clínica Axis Fisio, que funciona junto à Clínica do Esporte, no Setor Sul.

“A análise biomecânica do movimento permite visualizar o corpo em movimento e identificar alterações que podem justificar um sintoma seja ele muscular, tendíneo, ligamentar, neural ou articular”, explica Marco Antonio. “Dessa forma conseguimos fazer o caminho inverso do sintoma e tratar a sua causa, para que ele alivie e não se repita”, completa.


Por meio de um software de captura de imagens e câmeras de alta definição é realizada uma avaliação funcional cujos dados serão analisados minuciosamente. “Estudamos o comportamento das articulações de forma isolada e em conjunto realizando o movimento” afirma Gercino. “O cliente vai para o tratamento fisioterapêutico ou treinamento desportivo sabendo qual músculo tem que fortalecer, qual tem que alongar e assim consegue ter resultados rápidos e satisfatórios” assegura.
Após a identificação das alterações funcionais o tratamento e/ou treinamento é feito em etapas que vão desde terapias manuais como RPG (Reeducação Postural Global) e osteopatia; métodos de treinamento físico como pilates e treinamento funcional, e até a correção com palmilhas termomoldáveis.

Gercino fez um curso de atualização em palmilhas biomecânicas em Michigan - EUA e realiza correções na funcionalidade do tornozelo e arco plantar em diversas patologias como fasceíte plantar, neuroma de Morton, “joanete” dentre outros. Ele ressalta que apesar de tratar vários sintomas nos pés, geralmente a desordem pode estar no quadril o que requer não só a correção com palmilhas, mas também a realização de exercícios específicos para melhorar a qualidade dos movimentos e diminuir a sobrecarga plantar.

De acordo com os fisioterapeutas, não só nos esportes, mas também no dia a dia, quando não existe um trauma e a pessoa começa a sentir uma dor sem motivo aparente, a causa pode ser um desequilíbrio muscular. “O corpo vai compensando o movimento feito de forma inadequada e estas sobrecargas nos tecidos moles podem causar uma lesão. Não adianta somente tratar a dor, é preciso procurar a sequência de alterações que a causou”, esclarece Marco Antonio.

ESPORTES
Este trabalho tem sido procurado e apreciado por muitos atletas de Goiânia e outras cidades seja para o tratamento de lesões ou para melhorar o desempenho. “O estudo dos gestos desportivos, a identificação de falhas na execução dos mesmos e a correção do movimento tem sido um importante aliado na prevenção de lesões e melhora no rendimento”, cita Marco Antonio.
Por ser a primeira clínica a trabalhar com vídeo análise em Goiânia, ambos avaliam que ainda há um longo caminho a percorrer, mas estão convictos de que pegaram a estrada correta. “Fizemos uma viagem de 10 dias à Califórnia, onde fizemos cursos e comprovamos que, apesar de ser um país desenvolvido, onde o acesso à tecnologia e à pesquisa é bem mais fácil, o nosso trabalho é tão efetivo quanto”, comemora Gercino.

Gercino ainda destaca ainda que a intenção deste trabalho é de sempre fazer parcerias com outros profissionais  somando valores, acrescentando informações e ganhando em resultados.  “Os personais têm mais alunos, os médicos têm clientes mais satisfeitos, as lojas de materiais esportivos vendem os produtos corretos e o cliente é quem ganha com um atendimento de qualidade e focado em resultados. É interessante para todas as partes envolvidas”. 

Os fisioterapeutas ressaltam que projetos como esse vem a acrescentar muito não só ao estado de Goiás, mas ao Brasil uma vez que nos próximos anos seremos sede de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada e precisamos preparar bem nossos atletas para representarem bem nosso país.

BIKEFIT
Um capítulo à parte no trabalho desenvolvido na Axis Fisio é o bikefit, método executado por Gercino Neto para que os ciclistas tenham sua bicicleta adaptada ao corpo. Para isso, a clínica dispõe de um simulador de posições, único em Goiânia, sobre o qual é possível descobrir o tamanho ideal do quadro antes de comprar a bicicleta. O atleta passa também por uma avaliação física e de medidas corporais, quando são analisados encurtamentos musculares, flexibilidade e possíveis desalinhamentos. Segundo Gercino, grande parte dos ciclistas apresenta algum tipo de desequilíbrio corporal. “É comum encontrar pessoas com diferenças nas medidas das pernas. E isso pode interferir no rendimento, porque o movimento é feito de um lado com uma perna mais longa e do outro com uma mais curta, gerando diferença na aplicação de forças e podendo gerar dores e lesões. Às vezes, a pessoa acha que o problema está na bicicleta, mas não, o problema pode estar no corpo e somente depois da análise biomecânica é que se pode fazer  os ajustes no selim, guidão e pedal de acordo com o corpo do atleta”, exemplifica.

Revista Ortopedia em Goiás, maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário