sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quatro décadas de tradição e amor à culinária árabe

Restaurante Árabe é reconhecido, mais uma vez, pela sua qualidade gastronômica e excelência em atendimento




Mais de quarenta anos de uma história de amor à culinária árabe, fazem do Restaurante Árabe um dos mais antigos e respeitados da capital goiana. Esta tradição mesclada à qualidade em atendimento resultou ao empreedimento o prêmio Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2012 na categoria Cozinha Árabe. “É com orgulho e enorme satisfação que recebemos esta premiação. Este reconhecimento é fonte de inspiração e entusiasmo para continuarmos no caminho do trabalho de qualidade”, afirma o proprietário Marcelo Abrão.

A história do Restaurante Árabe começa em 1964, na praça Joaquim Lúcio, Setor Campinas. Um bar que vendia especialidades árabes chamava a atenção de quem passava e conquistava o paladar de quem resolvia ceder aos encantos daquela culinária. Dona Ramiza Abrão era a responsável pelo preparo da comida, enquanto o patriarca da família, Sr. Elia Abrão, e seu filho Miguel, com muita simpatia, conquistavam mais e mais clientes.

Em Campinas, a casa ficou pequena para tamanha frequência de pessoas. Vendo o sucesso do empreendimento, a familia Abrão resolveu ampliar o negócio. Em março de 1972, perto do Parque Mutirama, o Restaurante Árabe abriu uma nova unidade. Alí, iniciou-se o tradicional rodízio árabe. Com o tempo, os negócios continuaram se expandindo e houve necessidade de um local maior e melhor localizado. A Avenida Araguaia, importante referência da época, foi escolhida para a nova sede.

O sucesso foi total. E mais uma vez o local ficou pequeno para a demanda que só crescia. Foi quando uma nova sede foi construída na avenida 83, no Setor Sul, onde está atualmente. “Foram anos de luta e trabalho para conquistarmos o público que temos hoje. Anos de conquistas”, avalia Marcelo Abrão. Hoje, o empreendimento ainda conta com um empório na avenida T-63, no Setor Bueno.
Segundo Marcelo, no cardápio são encontradas as mais tradicionais e deliciosas iguarias do Oriente Médio. “O Restaurante Árabe prima pela qualidade de sua cozinha”, completa. Além do restaurante, o estabelecimento conta com uma lanchonete que serve esfirra aberta e fechada, quine recheado, quine cru, beirute e salada de lagarto. A excelência da cozinha e serviços prestados ainda é atestada pelos quatro prêmios recebidos da Revista Veja Goiânia, entre 2004 e 2009, sendo considerado o melhor restaurante árabe da cidade.

Gastronomia mais saudável do mundo
Segundo receitas milenares, a culinária árabe é extremamente nutritiva, se consumida com moderação, proporcionando todos os macronutrientes sem risco de aumento de peso. Muito rico em cálcio e vitaminas é considerada mais saudável do mundo e ideal para quem sofre de problemas nos ossos. E atenção: quem pensa que só de quibe e esfirras vive a gastronomia árabe, está enganado. Suas iguarias, além de um sabor exótico combinando grãos com verduras, legumes e frutas como damasco e romã, ou ainda as frutas secas e castanhas, são fontes de fibras e proteínas, com alto valor nutritivo.

Exemplos disto são a coalhada e os grãos. Um dos principais itens para quem sofre de osteoporose e outras doenças causadas pela carência de cálcio, a coalhada também possui um alto teor de fósforo. a grande variedade de grãos presentes nas receitas, encontram-se o Grão de Bico que pode ser utilizado tanto em saladas quanto em pasta e o gergelim que se destaca por ser uma fonte de ácidos graxos.
O uso de vegetais como abobrinha, beringela, folha de uva, repolho, lentilhas, entre outros, assim como carnes bovinas, de frango e cordeiro - mais saudáveis que outras carnes vermelhas - reforçam seu alto valor nutritivo. Combinado com coalhadas e saladas resultam em pratos típicos que garantem uma alimentação saudável e equilibrada. Outros pratos cheios de nutrientes são o tabule, baba-ganush e até os doces árabes, que são feitos com nozes, pistaches, damasco e castanhas.

Prêmio Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário