quarta-feira, 28 de março de 2012

Vocação de infância

Pré-candidato à prefeitura de Goiânia fala sobre os projetos da Semarh para melhorar as questões ambientais no Estado


LEONARDO VILELA busca sempre dar o seu melhor para proporcionar a melhora de vida das pessoas
O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Vilela, considerado o Político do Meio Ambiente e Sustentabilidade no 2° prêmio Mais Influentes da Política em Goiás, tem no currículo uma longa trajetória de defesa ecológica e ambiental. Uma de suas conquistas mais recentes ocorreu na Câmara, quando, enquanto deputado federal, assumiu a presidência da Comissão de Agricultura e foi peça chave para a aprovação da Lei de Biotecnologia. “Apesar de ainda ter muita coisa a ser feita na área de sustentabilidade e meio ambiente, existem avanços nítidos e importantes, tanto no setor público como privado”, avalia.

“É uma questão urgente e o desenvolvimento pautado na sustentabilidade é o modelo mais certo e garantido para a melhora e preservação do meio ambiente. A tecnologia está aí para isso e tanto governo como empresários estão atentos a isso”, assegura.

Neste um ano e meio à frente da Semarh, Leonardo destaca alguns projetos nos quais se empenhou para o desenvolvimento e para a aprovação, como o ICMS Ecológico, que está regulamentado e pronto para ser implementado em Goiás. Tem também o projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que já foi apresentado à Assembleia Legislativa para aprovação, assim como o Compensar Ambiental. “Além disso, Goiás está em fase de multiplicação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, responsáveis pela gestão consciente dos recursos hídricos, e de implantação do Comitê Estadual de Mudanças Climáticas”, destaca.

Para ele, o prêmio representa um reconhecimento simbólico e ele o cita entre os momentos mais gratificantes de sua carreira política, junto às três vezes em que foi eleito deputado federal. “Fico feliz e, ao mesmo tempo, funciona como um incentivo para continuar a investir em iniciativas para melhorar as condições ambientais de Goiás”, reitera.

Leonardo considera que ainda que a vida pessoal acaba sendo um pouco sacrificada pela política. “Os compromissos políticos são vários, exigem dedicação e tomam boa parte do tempo. O importante é saber aproveitar os momentos de folga e sem agenda profissional para aproveitar o convívio familiar e com amigos. Tento fazer isso sempre que dá”, comenta.

O começo
O secretário estadual de Meio Ambiente se diverte ao lembrar que seu interesse pela política começou cedo, por volta dos 10 anos, quando foi eleito líder de classe. “Sempre me interessei e tive esse lado muito presente e forte no meu dia a dia. Participei por diversas vezes da política estudantil, de grêmios estudantis e, também, da política classista, na área médica e agrícola”, detalha o secretário, que fez o curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Hoje é deputado federal licenciado de seu terceiro mandato e ocupa o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente. A carreira política teve início em 2002, quando foi eleito pela primeira vez para representar Goiás na Câmara Federal. Esta é também a terceira vez que atua como secretário de Estado. Nas vezes anteriores, em 1999, a convite do então governador Marconi Perillo, dirigiu a Secretaria da Agricultura e, em 2005, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Atualmente, Leonardo Vilela é pré-candidato a prefeitura de Goiânia pelo PSDB e diz que, politicamente, esta é sua prioridade para este ano. “O pessoal é continuar na vida pública, dando o meu melhor e sendo um instrumento de mudança para melhorar a vida das pessoas”, frisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário