Formado em Ciências da Computação pela UCG (hoje PUC-GO), Lucas já atuava na área de publicidade médica antes de montar sua própria agência, voltada exclusivamente para esse ramo e hoje com 10 anos de existência. “Antes, trabalhava como diretor de criação em propaganda e publicidade de um modo geral, e então atendia grandes empresas nacionais na área médica, mas o foco só veio
quando montamos uma equipe específi ca para lidar com o assunto”, diz ele. Confira a entrevista do publicitário sobre esse mercado.
Divulgar os serviços médicos e as novas tecnologias sempre foi o principal trabalho do publicitário LUCAS BARCELOS |
Muitas vezes o profi ssional médico não é um gestor que compreenda a diferença entre propaganda e marketing. A propaganda é somente uma das ferramentas do marketing e só tem efi ciência e durabilidade quando acompanhada de uma série de fatores. Hoje, a maioria dos hospitais
e clínicas do Estado funcionam sem uma assessoria de comunicação e marketing, limitando-se aos guias médicos, listas telefônicas e propagandas esporádicas sem eficiência.
Os limitadores nesta área da propaganda representam algum empecilho para o alcance dos
resultados neste mercado?
Os limitadores são necessários, sempre concordei com as regulamentações e normas impostas a esta área da propaganda. Vindo de uma família de médicos, meu pai e meus irmãos são médicos,
acredito que a propaganda médica deva se portar como posicionamento e opção de escolha do paciente, mas não de uma forma mercadológica como em outros segmentos.
Como a agência lida com as regras do Conselho Federal de Medicina?
Procuramos sempre nos atualizar em relação as informações acerca das regulamentações e por isso nunca enfrentamos problemas com o CRM, CFM ou qualquer órgão regulador. Divulgar os serviços médicos e as novas tecnologias, sem a promessa de resultados mágicos encontrados em outras áreas da propaganda, sempre foi a pauta principal do nosso trabalho.
Agora, com as novas regras do CFM, previstas para entrarem em vigor a partir de meados de
fevereiro, fi cará mais complicado fazer propaganda médica?
De modo algum, a medicina é uma das profi ssões que mais se qualifica e oferece benefícios aos seus consumidores, a propaganda vive disso. Convivo diariamente com médicos que são verdadeiros
cientistas, tanto em conhecimento quanto pela dedicação ao ofício. Divulgar o trabalho desses profi ssionais nunca será complicado. Na propaganda o produto é a parte mais importante.
Revista Medicina em Goiás, fevereiro de 2012.
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