terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Método manual, a RPG trata das desarmonias do corpo humano

Considerada revolucionária, a técnica trata de forma individualizada os músculos que se diferenciam na estrutura

Para LUIZ EDUARDO a RPG possui inúmeros benefícios, sendo o principal a reeducação postural
Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares podem ser tratadas com a Reeducação Postural Global (RPG). Método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. Técnica dita como revolucionária, a RPG considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas. É realizada por meio do desbloqueio da respiração, do alongamento muscular e do “aumento” do espaço articular. Luiz Eduardo da Silva, fisioterapeuta, explica que na sessão inicial o paciente relata seus sintomas e o profissional realiza a avaliação postural desse paciente.

A partir dos dados colhidos são selecionadas posturas específicas para a solução desses sintomas. “As posturas colocam todos os músculos do corpo em ação, por isso o global do nome o que promove a drenagem das tensões musculares que impedem o movimento livre das articulações”, esclarece Luiz Eduardo. Por ser um método de terapia manual (não usa aparelhos, totalmente natural), tem-se uma grande vantagem e nenhuma desvantagem em relação aos outros métodos. Podendo ter resultados satisfatórios já na primeira sessão.

O fisioterapeuta aconselha o uso da terapia RPG para as doenças citadas, (box ao lado) pois oferece bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Luiz Eduardo cita como exemplo uma contusão. Ao sofrer a lesão, a pessoa tende, na primeira reação, a fazer com que o corpo proteger a região machucada, para não sentir dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de ‘compensação’ para evitar o problema inicial. Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo. É o que acontece quando torcemos o tornozelo, analisa.

A RPG não tem contra-indicação nem idade. O número de sessões necessárias para a solução dos sintomas varia conforme o quadro de cada paciente e a cada sessão é feita uma reavaliação para uma constante adequação do tratamento.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES
Hérnia de disco, Pés planos e cavos, Labirintite, Artrites, Artrose, Bursite, Tendinite, Asma, Bronquite, Estresse, Distúrbios circulatórios e digestivos.

Revista Ortopedia em Goiás, fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário