sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFG realiza sua primeira jornada

Solenidade de abetura


Chefes que já passaram pela casa receberam
comenda Osvaldo de Alencar Arraes pelas mãos de amigos e colegas de profissão


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011, a I Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. A abertura do evento, que marcou o fim da Semana Científica, realizada de 28 de novembro e 2 de dezembro, contou com a presença massiva dos estudantes que puderam assistir as homenagens.

Na ocasião foram entregues medalhas e a comenda Osvaldo de Alencar Arraes aos sete especialistas que já estiveram à frente do departamento. A primeira a subir ao palco foi Elza Alencar, mulher do mestre Osvaldo de Alencar Arraes, primeiro chefe e quem deu nome à homenagem. Logo depois foi a vez de Georthon Rodrigues Philocreon, Vardeli Alves de Morais, Mariluza Terra Silveira, Mauricio C. Viggiano, Rui Gilberto Ferreira e, por fim, o atual presidente do departamento Waldemar Naves do Amaral.

Na mesma noite foram lançados os manuais de Ginecologia e Obstetrícia. Para o presidente da Associação Médica de Goiás (AMG) e professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Rui Gilberto, além de uniformizar e agilizar as condutas no atendimento às pacientes no departamento, o manual servirá para orientar outras entidades. “Somos uma instituição de ensino, portanto o manual auxiliará em futuras pesquisas”.

O professor convidado Antônio Carlos Vieira Cabral, docente da Universidade Federal de Minas Gerais ressalta que o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFG é uma referência da área em toda a região Centro-Oeste. “O manual de conduta e assistência é uma oportunidade de acrescentar maior segurança aos profissionais que seguem a rotina do serviço”, salientou Antônio Carlos.

Revista da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário