quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como as dietas oferecem riscos à saúde

Elas passam a falsa impressão de emagrecimento mas desencadeiam complicações ao organismo como aumento do ácido úrico, alteração do metabolismo, perda de massa magra e aumento do colesterol “ruim”

Você já ouviu falar em dietas do tipo sanguíneo, da proteína, da lua, de Beverly Hills ou dieta da ração humana? Ou mesmo, na ânsia de perder peso, buscou alguma receita maluca que prometesse resultado instantâneo? Cuidado. As chamadas dietas pontuais podem, na primeira semana, passar uma falsa impressão de emagrecimento, mas causam complicações ao organismo, provocando doenças e até efeito contrário, com ganho de peso.

O indivíduo que tenta fazer dietas “milagrosas” corre o risco de ter diversas complicações como aumento do ácido úrico, alteração do metabolismo, aumento ou diminuição súbita de glicose, perda de massa magra, aumento do colesterol “ruim” (LDL), anemia e outras patologias associadas à má alimentação. “O organismo pode ainda ter redução na taxa basal da lipose, responsável pela quebra de gordura, tendo como o resultado o acúmulo em regiões localizadas”, esclarece a nutricionista Mônica Laboissiere, pós-graduada em Nutrição Esportiva e Saúde Pública.

De acordo com a especialista, uma dieta para ser saudável deve ser equilibrada, ou seja, seguir os porcentuais de nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. “ A regra básica é de 50 a 55% de carboidrato, 20 a 15% de proteína e 25 a 30 % de gordura insaturada, presente nos óleos vegetais e castanhas. Esses números devem estar associados a 30 gramas de fibras, além do rico consumo de vitaminas e minerais encontrados em frutas e verduras”, explica.

COMER BEM, VÁRIAS VEZES, MAS SEM EXAGEROS
Antes de iniciar qualquer dieta é necessário saber que qualidade e periodicidade caminham juntas para obter bons resultados. O ideal é fracionar o dia alimentar em cinco a sete refeições. “Regular os horários e se alimentar pelo menos cinco vezes ao dia ajuda a acelerar o metabolismo, melhora a digestão e mantem a glicose mais estável”, argumenta Mônica Laboissiere.

O cardápio deve ser colorido com a distribuição de vegetais, pelo menos cinco porções de frutas e legumes durante todo o dia. Para se obter sucesso, a nutricionista lista ainda beber bastante água, ingerir integrais e evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados.

Jornal Obesidade, fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário