segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Acompanhe os projetos acadêmicos do serviço de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás para 2012

Serviço de otorrinolaringologia terá congresso no primeiro semestre do próximo ano e prevê campanhas educativas frente a comunidade

O ano de 2011 rendeu bons frutos para o serviço de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM\UFG). Mesmo em fase de colheita, projetos para 2012 já foram plantados e estão em desenvolvimento. No próximo ano, será realizado o I Congresso de Otorrinolaringologia de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FM\UFG. “Estamos preparando uma programação científica dinâmica que enriquecerá toda a especialidade”, afirma Claudiney Cândido Costa, chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas.

Com uma ampla produção científica, o serviço de otorrino fecha o ano com seis projetos já em andamento e pré-aprovados pela Comissão de Ética e Pesquisa da UFG. “As pesquisas envolvem patologias como rinite alérgica, papilomatose de laringe, polipose nasal, doenças granulomatosas em otorrinolaringologia, tireoplastia tipo IV, e estudo de prevalência e incidência de câncer na laringe, sendo este um projeto internacional e coordenado pela Organização Mundial da Saúde, cujos representantes da região Centro-Oeste são os serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Araújo Jorge e do Hospital das Clínicas”, detalha.

Claudiney ressalta ainda que todos esses projetos são possíveis pela participação da equipe de médicos e residentes do serviço que neste ano conquistou mais duas Projetos acadêmicos para 2012
Serviço de otorrinolaringologia terá congresso no primeiro semestre do próximo ano e prevê campanhas educativas frente a comunidade vagas para professores efetivos, preenchidas pelos doutores Leandro de Azevedo e Melissa Avelino. Outros projetos já estão encaminhados e vão além das pesquisas laboratoriais. A Liga de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina já prevê campanhas para 2012 que envolvem prevenção e orientação para a comunidade de doenças benignas e malignas dentro da especialidade. “Estamos preocupados em estar presentes no cotidiano da população”, explica o chefe do departamento.

LIGA DE OTORRINOLARINGOLOGIA
Em 2011, a Liga de Otorrinolaringologia participou do Projeto Cidadania, realizado no Sesc, e da campanha para prevenção e diagnóstico da surdez em recém-nascidos. Com 20 alunos de graduação, a liga representa o elo de ligação entre comunidade científica e população. “Procuramos realizar projetos educativos que entrem em contato direto com a comunidade, levando não só conhecimento médico, mas força e impulso para todas as pessoas buscarem saúde e bem-estar”, enaltece Claudiney Cândido.
Um dos desafios para 2012 é a implementação de um serviço público de urgências em otorrinolaringologia. O pronto-socorro que funciona hoje no Hospital das Clínicas possui ligação direta com a Secretaria Municipal de Saúde, mas sua junta médica não possui contrato formalizado. 

Claudiney relata que esteve, juntamente com a presidente da AGORL, Maria Cristina Cento Fanti, em reunião com o secretário municipal de saúde, Elias Rassi, reivindicando melhorias para o atendimento e segurança trabalhista para os médicos. “O secretário prometeu nos ajudar a complementar e melhorar esse serviço fazendo algum contrato com o município”, relata. “É obrigação tanto do estado quanto do município, fornecer pronto-socorro em otorrinolaringologia para a população”, completa.

Jornal da Sociedade Goiana de Otorrinolaringologia, dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário