terça-feira, 24 de janeiro de 2012

União para conquistar melhorias

Chapa Ação Integrada assume a diretoria da AMG em jantar dançante. Para o mandato, grupo quer trabalhar com coesão para atender as demandas da classe médica

A Associação Médica de Goiás comemorou a posse da nova diretoria, no dia 14 de outubro, com um jantar dançante na Mansão Cristal. Rui Gilberto continua na presidência para o mandato de mais dois anos. Para o médico, a medicina está em festa, pois o evento que além de ser uma cerimônia é uma
grande confraternização que visou celebrar momentos especiais que ocorreram neste mês. “Em primeiro lugar, o Dia Nacional do Médico, comemorado no dia 18 de outubro. Aproveitamos a ocasião para a chapa Ação Integrada, que foi eleita na AMG, tomar posse; e ainda comemoramos a posse de José Luiz Gomes do Amaral, ex-presidente da Associação Médica Brasileira, que assumiu hoje em Montevidéu a presidência da Associação Mundial de Medicina”, explica Rui Gilberto.

Dentre os planos da nova gestão está a implantação da nova fi losofi a de trabalho — a união das entidades médicas, que está sendo desenhada não só em Goiás, como também em todo o Brasil. “Esse novo princípio abrange tantos os conselhos de medicina, associações médicas e sindicatos. A ideia é enfrentar as demandas de forma conjunta”, reforça o presidente.

Rui Gilberto diz que uma das principais reivindicações é a melhoria do salário da categoria, implantado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Atualmente a remuneração está na faixa de R$ 2500 para 20 horas de trabalho, sendo que o ideal seria R$ 8 mil. Outra reclamação é que os con-
vênios estão com os pagamentos defasados. “Precisamos atualizar as remunerações de acordo com que os planos repassam dos para os associados”, aponta.

Ainda faz parte da lista, o Sistema Único de Saúde (SUS). As reivindicações vão desde remuneração de salário e condições essenciais de trabalho. “Cerca de 80% da população goiana utiliza o SUS e o sistema não pode funcionar de maneira defi ciente”, critica. Quanto ao Ipasgo, Rui Gilberto acredita que governo esteja se esforçando para melhorar o instituto, mas o serviço oferecido está aquém das necessidades reais.

AGRADECIMENTO
Durante a posse, a nova diretoria aproveitou o momento para homenagear médicos que contribuem com a sociedade goiana. Dentre eles, o ginecologista Dejan Rodrigues Nonato que recebeu uma medalha e um diploma de honra ao mérito. “Sinto-me feliz com a homenagem, pois sempre trabalhei em prol da classe e em busca de uma solidariedade dentro da sociedade goiana”, diz.

Dejan que também foi empossado como um dos diretores da AMG, frisa que a Ação Integrada tem uma granderesponsabilidade em manter coesa a classe, acesa a responsabilidade que todos os médicos têm com seu pacientes como ética e o desenvolvimento da área científi ca. “A AMG assume a missão em defender todos os interesses da classe médica”, destaca.

Antônio Faleiros, secretário estadual da Saúde de Goiás, fez questão de destacar que AMG tem uma luta mais que legítima em se unir em prol da melhoria profi ssional dos médicos. O secretário garantiu que o governo estadual tem se esforçado para que toda comunidade profi ssional tenha salário mais justos, carga horária adequada para que alcancem a valorização profi ssional. “Chegará um dia que o Dia Médico será celebrado com muito mais alegrias que reivindicações”, frisa. André Luiz Braga, diretor-geral do Hospital Geral de Goiânia, ao ser empossado como um dos membros da atual gestão, reforçou que o momento é uma nova fase para a AMG e para todo o Estado, pois a Ação Integrada trabalhará em prol e em defesa da classe da classe. Segundo o médico, todos os diretores — atuais e antigos — têm a consciência que a medicina em Goiás só tem a ganhar com a congregação de novos ideais e união. Com isso, haverá um fortalecimento da classe médica em torno do ideal da profissão. Para nova diretoria, qualidade profi ssional está em primeiro lugar. “Queremos valorizar a assistência integral da atividade médica, fortalecendo os direitos que o profissional
tem adquirido”, explica André Luiz.

Jornal da Associação Médica de Goiás, dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário