terça-feira, 1 de novembro de 2011

Brasileiro assume presidência da Associação Médica Mundial

Incansável na busca pela melhora da qualificação profissional e do atendimento na saúde pública, José Luiz leva sua visão para a AMM

Integração e união são palavras chaves na vida de José Luiz Gomes do Amaral, que foi eleito o novo presidente da Associação Mundial de Medicina. O especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva sempre participou de diversas atividades em prol da qualificação do médico; sistemas de valorização da saúde pública e privada.

José Luiz que possui nacionalidade luso-brasileira ficará à frente da Associação Médica Mundial (AMM) para o mandato de 2011 a 2012. A posse aconteceu em Montevidéu, durante a Assembleia Geral da AMM, entre os dias 12 a 15 de outubro. Nascido na cidade de São Paulo, Brasil, José Luiz é graduado pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo (EPM/ Unifesp). Entre 1983 e 1984, fez especialização em Terapia Intensiva na Faculdade de Medicina da Universidade Louis Pasteur, Strasbourg (França). Tem título de doutor em Medicina reconhecido pela Faculdade de Medicina de Lisboa (Por-tugal). Casado com Cláudia Lutke, José Luiz tem quatro filhos: Eugênia, Eleonora, Heloísa e José Luiz.

Exerceu a prática médica na área pública e privada. No Hospital São Paulo, chefiou o serviço de Anestesiologia e foi diretor clínico. Trabalhou em renomados hospitais de São Paulo como: Albert Einstein, Santa Catarina e Beneficência Portuguesa. José Luiz iniciou a carreira docente em 1980 na EPM. Atualmente, é professor titular da disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva. Também é professor livre docente da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista desde 1990.

MANDATOS
Atualmente, o anestesiologia faz parte do Conselho da Associação Médica Mundial e presidiu por três anos o Comitê de Assuntos Médicos e Sociais. Nessa condição, tornou-se membro da diretoria Executiva da entidade. Em 2010, foi eleito para presidir a instituição. A cerimônia de posse ocorrerá em Montevidéu (Uruguai), em outubro de 2011. O médico ainda faz parte da Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina, Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo, Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, Academia de Medicina de São Paulo, Academia Cristã de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Participativo José Luiz teve intensa atividade associativa no âmbito das Sociedades de Especialidade. Foi conselheiro do CRM-SP, presidiu a Associação Paulista de Medicina (APM), por duas vezes (1999-2002 e 2002-2005) e, atualmente, está na segunda gestão na presidência da AMB. MUNDO
No âmbito internacional, teve parte na fundação e desenvolvimento da Comunidade Médica de Língua
Portuguesa, da qual foi presidente até agosto de 2011. Participa ativamente da Confederação Médica Latino-Americana e Caribe e do Foro Iberoamericano de Entidades Médicas, buscando a integração entre os médicos latino-americanos e os da Península Ibérica. Auxiliou na organização do Congresso Médico do Centenário Brasil-Japão que visa reconhecer a contribuição da imigração japonesa para a Medicina brasileira. Atualmente, além das ações de solidariedade como a missão AMB-SOS Haiti, articulação com o Ministério da Defesa e com os Serviços de Saúde das Forças Armadas para integrá-las à sociedade médica civil, trabalha em projetos de segurança no trânsito e de combate ao abuso de álcool e outras drogas.

Jornal da Associação Médica de Goiás, outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário