terça-feira, 25 de outubro de 2011

A proteção assegurada pela CDL

Com 50 anos completados em maio de 2011, a CDL assegura a proteção ao crédito ao empresário e ampliou suas ações para atender também ao consumidor

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia completou meio século de existência em 2011. Reconhecida por sua visibilidade, a CDL foi uma das vencedoras na categoria Entidade de Classe no prêmio Mais Admirados Comércio em Goiás 2011. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi o embrião e principal motivador da criação das CDLs, em Goiânia e em todo o país. Funcionando integrado a todas as CDL’s do país, o SPC é hoje o maior banco de dados de informação de crédito da América Latina.

A entidade é presidida atualmente pelo piauiense criado no Maranhão, Romão Tavares da Rocha, que chegou a Goiânia em 1967 e foi trabalhar como vendedor em uma loja de tintas. Em 1976, ao lado de Ivanil Pereira de Paula e João Bueno, seus sócios ainda hoje, criou a Unitintas. O grupo possui 12 lojas do ramo de tintas espalhadas por Goiânia, Anápolis e Brasília, e uma indústria de tintas, a Maxvinil, em Aparecida de Goiânia. Antes de assumir a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia, Romão Tavares da Rocha ocupou cargos de direção na entidade desde 2000.

“Com o passar dos anos, a CDL ganhou força também em termos representativos, defendendo seus cerca de seis mil associados junto às autoridades constituídas nas questões pertinentes ao comércio em geral e criou inúmeras ferramentas competitivas. Sua Escola do Varejo e seu Banco de Talentos oferecem ao mercado profissionais qualificados”, enumera Romão. Além disso, por meio dos vários produtos oferecidos pela CDL, por meio do SPC, os associados têm condições de conhecer antecipadamente a pessoa – jurídica ou física – com quem negociará.

O presidente da CDL afirma que o comércio é o maior gerador de empregos, renda e tributos de Goiás e que não há nenhum outro setor da economia que tenha o mesmo peso do comércio, embora enfrente uma alta carga tributária, a informalidade e a pirataria. “São milhares de abnegados empresários espalhados por todo o território goiano enfrentando adversidades para manter seu negócio funcionando”, declara. “Em Goiânia, município reconhecido pela qualidade de suas confecções, comerciantes recebem consumidores de várias partes do Brasil, mas têm de enfrentar a concorrência das feiras livres que surgem a cada dia”, completa.

FILANTROPIA E SERVIÇOS AOS CONSUMIDORES
Segundo ele, há muito tempo a CDL reforça também seu papel de entidade cidadã, colaborando com diversas ações filantrópicas na capital. Romão diz ainda que o SPC não visa proteger apenas o empresário, mas inclusive o consumidor. “Qualquer pessoa que tenha seus documentos extraviados pode procurar um posto de atendimento do SPC para fazer um alerta, evitando assim que seu nome seja utilizado por marginais no comércio”, avisa, esclarecendo ainda que este é o SOS Utilidade Pública, serviço criado pela CDL depois que a Secretaria de Segurança Pública cancelou os boletins de ocorrências de documentos extraviados.

Romão comenta que o prêmio Mais Admirados do Comércio em Goiás conferido à entidade é o reconhecimento de muita dedicação, profissionalismo e esforço dos diretores e colaboradores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia, para um atendimento de qualidade aos associados e ao público em geral. “A CDL Goiânia é certificada com a norma ISO 9001. A dinâmica mais ágil e mais produtiva refletiu no atendimento ao associado e mudou a forma de pensar as ações da casa”, assegura.

Revista Mais Admirados do Comércio, outubro de 2011.

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