sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pele hidratada evita complicações comuns nos diabéticos

Cuidados devem ser redobrados para que as infecções não tenham maiores consequências

Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida normal e autônoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude, autocontrolando sua alteração e evitando o surgimento de outras doenças. Uma das doenças comuns em portadores de diabetes são as complicações na pele.

Segundo Cláudia Arantes Santana, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aproximadamente 30% dos pacientes sofrem algum tipo de alteração fi siológica durante o curso da enfermidade. “Entre as doenças de pele mais frequentes estão candidíase cutânea, paroníquia, dermatofi tose, acantose nigricans, necrobiose lipoídica, neuropatia e dermopatia diabética,  escleredema, granuloma anular e o mal perfurante plantar”, enumera.

A dermatologista alerta que a atenção deve ser redobrada aos pés, por ser de extrema importância ao corpo. “A perda da sensibilidade protetora da região que acontece no diabético, pode levar a ulcerações, deformidades e infecções que poderão evoluir para amputação do membro”, alerta.
A explicação desta sensibilidade da pele vem do fato da diabete ser uma doença com aumento dos níveis de açúcar no sangue. “A molécula de açúcar é grande, e seu aumento na corrente sanguínea causa danos nos nervos e vasos do organismo. Consequentemente o diabético terá uma diminuição da corrente sanguínea, apresentando defi ciência na chegada do sangue nos vasos e até sua obstrução; levando a alteração dos nervos, com diminuição da sensibilidade dolorosa e térmica”, ensina Cláudia Arantes Santana.

Segundo a ela, a morte prematura dos neurônios periféricos e as doenças dos vasos favorecem as infecções, pele seca, feridas dolorosas ou indolores que não cicatrizam ou cicatrizam lentamente, podendo ter morte do tecido (necrose). “Por ser muito seca pode apresentar coceiras (prurido) e infecções decorrentes”, finaliza.

CUIDADOS ESPECIAIS
• Manter a pele hidratada
• Conservar os pés limpos, secos e hidratados
• Proteger os pés com sapatos ade quados
•Evitar de andar descalço e usar sapatos abertos
• Nunca cortar os cantos das unhas e nem cortá-las muito rente. Preferível lixá-las
• Não fazer uso de meias furadas ou remenda-
das e jamais com elástico apertado
• Fazer inspeção diária dos pés, verificando presença de bolhas, cortes ou inchaço.

Revista Dermatologia em Goiás, setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário