segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ONG Mover e neurologistas unem-se para que Goiânia tenha uma unidade de atendimento ao AVC via SUS

Uma em cada seis pessoas, independente de sexo e idade no mundo inteiro, terá um AVC durante sua vida

A ONG Mover, com o apoio da Sociedade Goiana de Neurologia (SONG), da Sociedade Goiana de Neurocirurgia (SGN), Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization –WSO), Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia, SESC Goiás, MP-GO, uniram-se na campanha nacional de educação e alerta à população sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) realizada de 24 a 29 de outubro, data que se comemora Dia Mundial do AVC. 

O objetivo da mobilização é que a medicação esteja disponível via SUS em Goiânia, diminuindo a incidência da doença, que é a primeira causa de morte e incapacidade no Brasil, gerando um enorme impacto econômico e social.

Com isso, ainda vigora a campanha da WSO lançada em outubro de 2010, válida para dois anos, “Um em cada seis”. O tema foi escolhido para destacar o fato de que hoje, uma em cada seis pessoas, independente de sexo e idade no mundo inteiro, terá um AVC durante sua vida.

Existe uma medicação para o AVC isquêmico (80% dos casos), que se aplicada a até quatro horas após o início dos sintomas, elimina ou reduz drasticamente as terríveis sequelas. Porém, não está disponível aos pacientes atendidos pelo SUS em Goiás.

SOLICITAÇÃO
Como já é disponibilizada por algumas secretarias (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia), a ONG Mover está há um ano solicitando à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES), que implante uma “Unidade de atendimento ao AVC” via SUS em Goiânia.

Após mobilizações da sociedade civil, solicitações do Instituto Mover e Sociedade Goiana de Neurologia, e apoio do Gabinete de Gestão de interlocução com Movimentos Sociais/ Casa Civil (GGIMS), a ONG Mover recebeu da SES a solicitação de elaboração de um projeto para implantação desta “Unidade de AVC” no hospital HGG. O projeto foi elaborado em conjunto à gestão do HGG e será entregue ao secretário ainda esse ano.

A campanha visa reduzir o impacto do AVC em seis desafios básicos
1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e arritmias cardíacas (fibrilação atrial)
2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável
4. Limite o consumo de álcool
5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.

Jornal do Dia Mundial de Combate ao AVC, outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário