quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Futuro do Câncer de Mama é um dos temas desta sexta-feira no Congresso Brasileiro de Mastologia



No penúltimo dia de congresso, participantes terão oportunidade de debaterem sobre Radioterapia, Reconstrução Mamária, Câncer de Mama na grávida e na mulher idosa

O Futuro do Câncer de Mama será um dos temas do penúltimo dia do Congresso Brasileiro de Mastologia, que está sendo realizado no Centro de Convenções até sábado, 22 de outubro. Segundo Juarez Antônio de Sousa, presidente do congresso, hoje, 20% das mulheres que operam o câncer de mama vão a óbito. "O grande desafio é diminuir esse número de mortalidade já que a incidência do câncer não tem como ser diminuída. Pensamos que no futuro teremos cirurgias e quimioterapias menos agressivas e talvez até vacinas", explica.

Juarez Antônio de Sousa afirma que o câncer de mama é a principal neoplasia e também a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. "A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que em 2011 cerca de 49 mil novos casos aparecerão no Brasil, causando cerca de 10 mil óbitos. Em Goiás, a estimativa é de 1200 casos novos da doença, sendo 300 somente em Goiânia", explica. Atualmente, em torno de 60% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, apresentando uma curva de mortalidade que se mantém em inclinação ascendente.

Vários fatores de risco têm sido associados ao câncer de mama, entre eles incluem-se antecedentes familiares, mutações genéticas, ausência de gestações, gestação tardia, idade avançada, menarca precoce, menopausa tardia, uso de anticoncepcionais orais, terapia de reposição hormonal, alcoolismo, radiação ionizante, obesidade, dieta rica em gorduras e alterações proliferativas da mama. Dieta com baixa caloria e exercícios físicos diários são os meios para se prevenir a doença. Além disso, o ideal é que mulheres com mais de 40 anos consultem um especialista e façam mamografia uma vez por ano.

Segundo Juarez Antônio de Sousa, o evento é um dos maiores da América Latina e colocará Goiânia no centro nacional das discussões sobre as novas técnicas e avanços nos tratamentos de doenças da mama. De acordo com ele, o objetivo maior da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é oferecer aos pacientes o que há de melhor acerca do tratamento de doenças como câncer de mama e procedimentos cirúrgicos. “Todas as edições o Congresso Brasileiro de Mastologia tem sido um momento privilegiado de atualização e troca de experiências”, destaca.

Conheça um pouco mais sobre os temas que serão apresentados na sexta-feira:


10:45 - 11:00 Radioterapia no Câncer de Mama Inicial
A radioterapia faz parte do tratamento do câncer de mama assim como a cirurgia e a quimioterapia.

11:00 - 11:15 Câncer de Mama na grávida
A gravidez não piora o tratamento de câncer de mama mas retarda. Geralmente a grávida deixa para iniciar o tratamento tardiamente porque está envolvida com a gestação e não percebe que está com o tumor na mama. Esse é o problema: o retardo no diagnóstico. Se o diagnóstico já estiver feito, existem exceções ao tratamento. Há drogas que não podem ser utilizadas em certos períodos da gestação ou em nenhum período (como a radioterapia).

14:00 - 14:10 Reconstrução Mamária
As técnicas cirúrgicas para reconstrução da mama tem tido grandes avanços nos últimos anos. A mulher que perdeu uma mama, tem possibilidade de fazer uma cirurgia reparadora, colocar uma prótese para que sua autoestima se eleve e continuar a vida normalmente.

14:10 - 14:20 Peculiaridades do Tratamento do Câncer de Mama na Mulher Idosa
A mulher idosa, acima dos 70 anos, possui algumas peculiaridades em seu tratamento do câncer de mama. A cirurgia é necessária, mas às vezes uma mulher com mais idade não consegue suportar os efeitos cirúrgicos ou mesmo a radioterapia e quimioterapia. Então, as condições dessa mulher devem ser avaliadas pelo médico que pode achar outras formas de tratamento como a endocrinoterapia.

15:30 - 16:15 O futuro do Câncer de Mama
Hoje, 20% das mulheres que operam o câncer de mama vão a óbito. O grande desafio é diminuir esse número de mortalidade já que a incidência do câncer não tem como ser diminuída. Pensamos que no futuro teremos cirurgias e quimioterapias menos agressivas e talvez até vacinas.


Outros temas do congresso:

 Dificuldades em Diagnósticos em Lesões Mamárias
Algumas lesões mamárias são muito pequenas e aparecem apenas em mamografias, o que dificulta o diagnóstico das doenças que podem ser diagnosticadas como câncer.

Cirurgia Radioguiada
Cirurgia feita pela medicina nuclear, uma tecnologia avançada e moderna com eficácia maior que as cirurgias convencionais.

Diagnóstico e Prognóstico do Câncer de Mama
É fundamental que a mulher, acima dos 40 anos, faça a mamografia anualmente para prevenir contra o Câncer de Mama. O diagnóstico precoce da doença favorece o tratamento e a possibilidade de cura.

Terapia do Climatério na Mulher Tratada por Câncer de Mama
A mulher em menopausa sofre com sintomas como calor, depressão, irritabilidade e insônia. A mulher com câncer de mama, também na menopausa, sofre com esses problemas e não pode mais fazer terapia para reposição hormonal para minimizar esses efeitos. Os hormônios são como combustíveis para o Câncer de Mama, podendo agravar a doença. Neste caso, utiliza-se medidas alternativas como atividades físicas, alimentação saudável e medicamentos para redução de calor.

Ginecomastia e Câncer de Mama Masculino
Na ginecomastia, a mama masculina é aumentada. Geralmente ocorre em adolescentes que passam por uma variação hormonal maior e depois regride. Em alguns homens, esse aumento mamário não é reduzido sendo necessária uma cirurgia estética.
O Câncer de Mama Masculino é 100 vezes mais raro do que o feminino, mas existe. Quando houver em alguma alteração na mama, o homem deve procurar o mastologista para fazer o diagnóstico.

Indicações e Limitações da RM no Estudo das Mamas
A Ressonância Magnética é um exame que deve ser utilizado em determinados casos com suspeita de Câncer de Mama. Mas o principal exame para a mulher é a mamografia. A ultrassonografia ajuda o médico a tirar as dúvidas da mamografia. Quando a dúvida persiste, recorremos à ressonância magnética, mas nem todas as mulheres possuem condições de fazer esse exame por ser caro.

É possível fazer o tratamento do Câncer de Mama sem cirurgia?
Atualmente o tratamento do câncer de mama é feito com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. No futuro talvez possa surgir alguma vacina ou droga que acabe com a necessidade de se operar.

Meio Ambiente e Câncer de Mama
Mulheres que fazem radioterapia possuem maior incidência de câncer de mama. Radiação solar, agrotóxicos e alimentação derivada de produtos químicos (condimentos, enlatados, etc) somados ao sedentarismo, tabagismo e obesidade influenciam no aumento do câncer de mama. É um conjunto de fatores.

Prevenção secundário abaixo dos 35 anos
O número da incidência do câncer de mama tem aumentado nas mulheres jovens. Prevenção secundária é fazer o diagnóstico precoce por meio da ultrassonografia e mamografia. É preciso que as mulheres façam o autoexame uma vez por mês, após o fim da menstruação e procurarem o médico uma vez por ano.


Quem fala pelo evento:

Juarez Antônio de Sousa - presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-Seccional Goiás e do XVI Congresso Brasileiro de Mastologia

Telefone: 8432-0300

Assessoria de imprensa:

Contato Comunicação

Jornalistas responsaveis: Adriana Godinho, Ana Paula Machado e Tatiana Cardoso

Telefones: 3224-3737 e 9248-3959/ 9180-9623

Nenhum comentário:

Postar um comentário