quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Telemedicina a favor da cardiologia

A telemedicina pode beneficar pacientes que moram em locais de difícil acesso e ainda proporciona aos doutores atualização dos conhecimentos e a democratização das informações médicas. Quem fala sobre o assunto é Paulo Sérgio Pedrosa de Miranda, filiado à International Society of Holter and Noninvasive Electrocardiology, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira

CONCEITO
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. Tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.

POUCO EXPLORADA
Hoje no Brasil, a telemedicina é mais frequente nas áreas de ensino e pesquisa, tendo se propagado nos últimos anos em universidades devido a exigências e incentivos do Ministério da Saúde. Em ensino e pesquisa, basicamente a telemedicina é utilizada em intercâmbios e estudos de casos. Já há alguns anos, empresas como a HolterExpress têm investido na área e “desbravado” esse serviço ainda pouco explorado e de potencial inimaginável.

UTILIZAÇÃO
Um médico pode utilizar a telemedicina para ensino e aprendizado, pesquisas diversas, obtenção de uma segunda opinião médica, análises de casos e/ou exames por especialistas de uma área que não possui domínio. Normalmente, pacientes são beneficiados de forma indireta, como exemplo um morador de uma cidade pobre e de difícil acesso adoece e busca assistência médica; os sintomas são raros e não possibilitam o diagnóstico; normalmente ele não encontrará a especialidade exata que necessita para um diagnóstico completo e adequado. Nesse caso, um médico clínico geral pode obter a colaboração de um especialista por meio de algum recurso da telemedicina (videoconferência, análise de exames, discussão do caso). Existem ainda alguns serviços de acesso direto pelo paciente, como a consulta online e consultórios virtuais, como o imcc-cardio.com.br, sendo que a oferta desse tipo de serviço ainda é pouco comum.

VANTAGENS
A telemedicina tem como principais vantagens a redução de custos e de fronteiras, possibilitando o ensino, a pesquisa, a colaboração e a assistência médica, sem custos de transporte, hospedagens, locações, otimizando o tempo e o rendimento de um grande leque de atuação da medicina.
 
TELEMEDICINA NA CARDIOLOGIA
Na cardiologia goiana, a telemedicina é bastante utilizada na análise de exames diversos, como eletrocardiograma, MAPA (Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial), holter 24h, para diagnóstico de arritmias cardíacas. Goiás é um dos pioneiros no desenvolvimento da atividade e abriga a HolterExpress, a maior central de análise de Holter da América Latina, com clientes de todo o Brasil e alguns outros países. Recentemente, lançamos inclusive a Central Brasileira de Telemedicina, com atuação principal pela internet no telemedicinabr.com É um portal que visa abranger todas as áreas da telemedicina, fomentando o desenvolvimento e a oferta de serviços da atividade em todas as suas possibilidades

Revista Cardiologia em Goiás, setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário