terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como a alimentação contribui para um coração saudável

Ingredientes clássicos, como dieta adequada e exercícios físicos, são fundamentais para a conquista de uma vida saudável


Quer ter um coração saudável? Seja generoso no consumo de frutas, vegetais, peixes, alimentos integrais, oleaginosas e azeite. Quem aponta o caminho é a especialista em Nutrição Esportiva e Estética Paula Nonato Maia. “As frutas, vegetais e os alimentos integrais são ricos em fibras, que ajudam a reduzir o tempo de trânsito gastrointestinal e a absorção enteral do colesterol, portanto, podem diminuir moderadamente o colesterol sanguíneo. As oleaginosas são ricas em gordura poli-insaturada, podendo minimizar ainda o nível de colesterol (LDL)”, esclarece. A especialista recomenda ainda o consumo de azeite, que contém alta quantidade de gordura monoinsaturada e é capaz de reduzir a quantidade de “mau colesterol” e aumentar o “bom colesterol”.

EQUILÍBRIO
Segundo Paula, não existe uma dieta ideal para pessoas propensas às doenças cardiovasculares, mas é fundamental um equilíbrio na alimentação entre o consumo de proteínas magras, carboidratos integrais (pão, arroz e massa integrais, granola, farelo de linhaça, de trigo, aveia) e gorduras boas
Ingredientes clássicos, como dieta adequada e exercícios físicos, são fundamentais para a conquista de uma vida saudável (azeite, abacate, oleaginosas). “Não é preciso abolir os carboidratos refinados vindos de biscoitos, bolos, pães, pizza, arroz branco, cereais matinais, açúcares e doces em geral, mas eles devem vir principalmente das frutas e verduras. O restante deve ser complementado com cereais integrais”, adverte.

Mas a trilha para uma vida saudável não é construída só com uma boa alimentação. “Faça um acompanhamento com seu médico e nutricionista, implemente pequenas mudanças diariamente, pratique exercícios físicos regularmente, tenha uma mente tranquila e força de vontade para vencer a batalha em prol da saúde”, conclui.

Revista Cardiologia em Goiás, setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário