quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TABAGISMO É A PRINCIPAL CAUSA DO CÂNCER DE LARINGE

Fumantes têm 10 vezes mais chance de desenvolver câncer de laringe e, quando associado ao álcool, essa chance aumenta para mais de 40 vezes


Por PEDRO HENRIQUE MARÇAL PEREIRA | Otorrinolaringologista

Câncer é a proliferação descontrolada de células anormais no organismo determinada por uma alteração em nosso DNA. Normalmente nossas células vivem por tempo determinado e possuem um padrão de crescimento e multiplicação. As células cancerígenas não possuem esses padrões, multiplicam-se de forma desordenada e não morrem como as células normais.

A proliferação dessas células formam tumores, exceto em alguns casos, como leucemias, em que as células cancerígenas encontram-se no sangue. Nem todos os tumores são cancerígenos, podendo ser malignos ou benignos (o que não diminui a importância de avaliação). Diferentes tipos de câncer têm comportamentos diversos, exigem tratamentos desiguais, até mesmo quando se trata de câncer do mesmo órgão.

O câncer de laringe é um dos mais comuns na região da cabeça e do pescoço (cerca de 25% dos casos), acomete principalmente homens e representa 2% dos cânceres malignos. A laringe se divide em três partes: supra-glote (região acima das pregas vocais ou glote), glote (que são as próprias pregas vocais responsáveis por nossa voz) e sub-glote (região abaixo das pregas vocais). Desta forma, o câncer de laringe é dividido da mesma forma: supra-glótico, glótico e sub-glótico. Estatística de 2009 estima que ocorra, por ano, cerca de 9.320 casos novos de câncer de laringe e em 2008 cerca de 3.594 pessoas faleceram desta doença.

RISCOS
Os principais fatores de risco para o câncer de laringe são o consumo de bebida alcoólica e tabaco (seja em forma de cigarro, charuto, cachimbo, etc.). Fumantes têm 10 vezes mais chance de desenvolver câncer de laringe e, quando associado ao álcool, essa chance aumenta para mais de 40 vezes. A má alimentação, o baixo consumo de carnes brancas, legumes, vegetais e frutas ainda estão associados com a formação do câncer.

SINTOMAS
Os sinais estão relacionados ao local de início da doença e em que grau ela se encontra. Tumores supra-glóticos se apresentam principalmente com dor e desconforto para engolir. Na região glótica (pregas vocais) o principal sintoma é a rouquidão e na região sub-glótica a dificuldade para respirar predomina. Entretanto, esses sintomas podem ocorrer em todos os locais da laringe. A perda de peso, febre baixa, tosse crônica e fraqueza podem acompanhar todos os casos. O aparecimento de nódulos ou caroços no pescoço deve chamar a atenção para metástase (envio de células de câncer para outras regiões do corpo).

O diagnóstico é feito por meio da análise em microscópio de um pedaço da lesão suspeita (estudo histopatológico). A lesão pode ser vista por meio de um exame realizado no próprio consultório médico, de fácil realização, rápido e indolor, chamado laringoscopia indireta. O pedaço da lesão pode ser adquirido pelo próprio exame ou, mais frequentemente, é realizado uma pequena cirurgia para retirar uma amostra do local (biópsia da lesão).

TRATAMENTO
O tratamento do câncer de laringe depende do local de acometimento, da extensão que a lesão está em relação à laringe e se existe ou não metástase. Existe hoje tratamento cirúrgico e /ou radioterapia e quimioterapia associada à radioterapia. A proposta de tratamentos alternativos como administração de complexos alimentares, vitaminas, ervas e massagens com objetivos curativos não fazem parte do tratamento-padrão de câncer de laringe e não têm eficácia comprovada. A cura do câncer com a preservação da função da laringe (proteger a via aérea, respiração e fala) é o desafio dos médicos que tratam dos pacientes com esta doença.

Atualmente o estudo do câncer está voltado principalmente para análise molecular e genética com pesquisas de DNA. Já existem várias associações entre alguns tipos de câncer e alterações específicas em partes do DNA. Para o câncer de laringe ainda não houve uma associação específica bem definida.
Pacientes que foram submetidos à laringectomia total (retirada de toda a laringe, inclusive da prega vocal) podem fazer reabilitação da voz por meio de próteses fonatórias traqueo-esofageanas. Contudo, o maior avanço na área encontra-se na difusão entre médicos e não médicos dos fatores de risco para geração do câncer. A mídia divulga diariamente os riscos do tabagismo, do excesso de consumo de bebidas alcoólicas e das consequências de uma má alimentação.

ALERTA
A classe médica está bem orientada quanto ao câncer de laringe e o diagnóstico precoce está acontecendo mais frequentemente. Atualmente, a proibição de fumar em ambientes públicos faz diminuir o número de fumantes passivos (pessoas que, sem nenhuma intenção, inalam fumaça de tabaco utilizado por tabagistas) e a mudança da lei acompanha uma tendência natural da sociedade em se tornar mais saudável e esclarecida.

Revista Vida Nova, agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário