terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como evitar dores em um trânsito complicado

A tensão que se vive nesses momentos pode causar dores musculares, estresse e problemas circulatórios

Com o trânsito goianiense cada vez mais congestionado e caótico, torna-se cada vez mais habitual passar longas horas ao volante, principalmente nos horários de pico e em determinadas vias da cidade.
A tensão que se vive nesses momentos pode causar dores musculares, estresse e problemas circulatórios. Entretanto, eles podem ser evitados se o motorista seguir algumas orientações básicas.

“A primeira recomendação é que se deve ter uma postura adequada ao volante, tanto parado quanto em movimento”, ensina o ortopedista especialista em Patologias da Coluna e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia, Seção Goiás, Newton Antônio Tristão. Deve-se atentar ainda para o banco, que precisa estar em uma posição em que a coluna permaneça bem apoiada. Não se pode dirigir com o banco deitado como se fosse os de carro de campeonato de corrida. A maneira mais correta do condutor sentar é fi car com o quadril bem apoiado no banco e com encosto mais reto. A coluna deve sempre estar apoiada, em relação à bacia, para que a coluna fi que mais ereta. De acordo com a fi sioterapeuta e especialista em Reeducação Postural Global Cristina Albuquerque o banco deve estar levemente inclinado, formando um ângulo de aproximadamente 110º, para que não prejudique a lombar. “Um suporte lombar pode promover o conforto do indivíduo quando sentado.

Como poucos assentos fornecem o suporte adequado, o rolo lombar portátil ou toalha enrolada facilitarão a manutenção da lordose e da postura correta. É importante tocar os pedais com as pernas semi-fl exionadas. Os braços também devem fi car ligeiramente flexionados para alcançar o volante e
não tensionar ombros e pescoço. Deve se evitar dirigir ‘em cima do volante’ ou muito afastado, com os braços esticados”, enumera, acrescentando que, quando o veículo tem ajuste de altura do banco, é importante regulá-lo. “O ideal é que os pés, mesmo perto dos pedais, fiquem inteiramente apoiados no chão”. Newton Tristão completa falando que o encosto da cabeça não é um descanso, mas serve para evitar que, em um momento de colisão, a cabeça sofra uma desaceleração abrupta, indo para frente
ou para trás, e causando o movimento denominado chicote, que provoca lesões. Segundo o ortopedista, principalmente em condutores de veículo de grande porte, que requer maior tensão, como motorista de transporte urbano, que tem ainda uma responsabilidade maior por estar transportando pessoas, o desgaste pode causar um aumento da hipertonia da musculatura, o que, com o passar do tempo
pode produzir dores na coluna cervical, toráxica e lombar.

Outra medida que deve ser tomada,esta enquanto se está parado, é alongar os membros, o que ajuda a aliviar a tensão e evitar inchaços. “Deve-se fazer atividades de flexão, tanto de pé quanto joelho, para um lado e para o outro. E também fazer movimentos de tensão e flexão de membros superiores, abrir e fechar a mão; abrir e fechar o antebraço; passar o braço direito até o lado esquerdo e vice-versa. São movimentos que além de alongar a musculatura que está parada, ajudam no movimento da circulação. Dessa forma, evita-se edemas e diminui a sensação de estar mais pesado quando sai do carro”, assegura Newton Tristão.

Cristina diz que a RPG é indicada para quem quer melhorar a postura enquanto dirige. “É uma técnica da fisioterapia que proporciona a reeducação da postura, amenizando ou corrigindo os possíveis desvios posturais. Consiste em alongamento de cadeias musculares associada à respiração”, esclarece. “Dirigir sentando por longas horas, pode ocasionar dores nas costas, tensão na base do pescoço, dores nas pernas e nos braços, além de problemas circulatórios. O fator desencadeante dessas dores é a postura sentada inadequada e a permanência prolongada nesta posição. A RPG proporciona ao paciente uma conscientização em relação à postura adequada”, garante.

Newton Tristão acrescenta algumas dicas indispensáveis nestes engarrafamentos nossos de todos os dias. “O cinto de segurança é um item indispensável e deve estar bem posicionado. Deve-se evitar de falar ao celular, pois estudos mostram que a atividade distrai o condutor e facilita a ocorrência de acidente. Tem que ter muita calma nessa hora”, aconselha, dizendo ainda que o ideal é se informar qual via está menos congestionada para buscar caminhos alternativos.

ALONGAMENTO NO TRÂNSITO

A fisioterapeuta ensina outros exercícios que podem ser realizados neste momentos de espera no semáforo: “Entrelaçar os dedos e, em seguida, estender os braços, mantendo os cotovelos para fora. Virar a cabeça lentamente para um lado e depois para o outro, repetindo o movimento três vezes. Colocar a mão sobre a orelha oposta e empurrar a cabeça por ao menos 10 segundos também ajuda a relaxar a musculatura do pescoço. Para melhorar a circulação, flexione a planta dos pés, como se estivesse jogando os dedos para baixo, depois, faça o inverso, apontando o dedão para o céu. Repita isso pelo menos dez vezes a cada 30 minutos”. Ela lembra ainda, que se possível, é interessante que o motorista pare de tempos em tempos e fique de pé por alguns minutos, já que dirigir por tempo prolongado pode causar sérios danos posturais.


Revista Ortopedia em Goiás, setembro de 2011.

Um comentário:

  1. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 4
    1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
    2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
    3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
    4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)
    5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.
    6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
    7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
    8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!.

    ResponderExcluir