quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pioneirismo de Arthur Rios

Assessor político, professor, jornalista, advogado e criador da legislação em Direito Imobiliário, são algumas das funções do multifuncional Arthur Rios


Arthur Rios foi o vencedor na categoria Direito Imobiliário no prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás 2011. “Esta iniciativa da Contato Comunicação é meritória. Faz Goiás crescer. E como precisamos crescer para fazer jus ao nosso passado e ao nosso patrimônio moral, um tanto fustigado, no meu modesto ponto de vista, nos dias atuais. Agradeço a homenagem. Não poderia dizer que é imerecida, pois não estaria sendo verdadeiro. Sou o pai e o primeiro a defender a autonomia do Direito Imobiliário”, afirma.

Seu pioneirismo pode ser comprovado com a primeira edição da obra Manual de Direito Imobiliário, lançado em março de 1998. “Como princípios próprios da nova ciência, fui o primeiro a apontar as normas legais específicas do fólio registral. Hoje já temos cinco edições e quase uma centena de tiragens, com mais de cem mil volumes vendidos em todo o Brasil”, conta. São também de sua autoria Direito e Justiça, Americano do Brasil e Responsabilidade Civil pelo Risco Profissional, para citar apenas alguns títulos. Atualmente, dedica-se à elaboração de artigos, que são publicados em diversas revistas jurídicas nacionais e prepara obra de Direito Imobiliário Ambiental.

Arthur Rios comenta ainda que recebeu homenagem idêntica em um evento do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais e obteve também o reconhecimento da University of Aberdeen, na Escócia, em 5 de junho de 2010, quando proferiu uma palestra sobre Legal and Economic Instruments Aplied to Urban Environmental Protection. The case of Goiania-Brazil. “Mas quando recebemos o reconhecimento em nossa terra o gosto é bem maior, principalmente quando comemoramos o cinquentenário de nossa formatura, pois somos da turma de 1961. Agradeço aos queridos colegas que estão a me distinguir. Muitos são alunos queridos da Universidade Federal de Goiás, os quais nunca esqueço e pelos quais nunca sou esquecido. Deus lhes pague”.

Mesmo nascido em Minas Gerais e tendo se mudado para Goiânia em 1962, Arthur Rios considera-se goiano também, título recebido oficialmente da Assembleia Legislativa de Goiás. A razão de ter vindo para Goiânia foi um trabalho no jornal O Popular, no qual manteve a coluna Conheça seus Direitos e ainda tornou-se assessor do então deputado federal Peixoto da Silveira e do jornalista Jaime Câmara.
Em 1964, dois anos depois de se mudar para Goiás, o golpe militar o obrigou a deixar o jornal O Popular e ele não foi preso por pouco, já que professava ideias esquerdistas. Montou então seu primeiro escritório de advocacia, inicialmente em sociedade com Divino José de Oliveira. Em 1971, foi convidado para lecionar na PUC-Goiás e em 1973 passou em um concurso da UFG. Foi professor de todas as disciplinas de Direito Civil e criou as cadeiras de Direito do Menor, Responsabilidade Civil e Direito Imobiliário.

Ainda constam de seu currículo o título de membro da Sociedade Goiana de Cultura e conselheiro mais antigo da OAB. Ministra cursos na Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-GO). Tem mestrado em Direito Agrário e especializações nas áreas Cível e Comercial. Militante das causas sociais, Arthur Rios foi ainda o fundador, em Goiás, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, tendo sido seu primeiro presidente. Ele foi presidente dos Institutos Goianos de Direito Imobiliário e de Responsabilidade Civil e fez uma excelente gestão à frente da Academia de Direito de Goiás (Acad-GO), no biênio 2009/2010.

Revista Mais Admirados do Direito em Goiás 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário